CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

Garagem Conde Barão transformou-se num edifício de escritórios

12 de março de 2018

O projecto de reabilitação de um edifício emblemático, “Garagem Conde Barão”, em Lisboa, já terminou e no seu lugar surge agora um moderno edifício de escritórios.

A MAP Engenharia, empresa especializada na construção e reabilitação de projectos imobiliários, acaba de concluir mais esta obra, situada na Avenida 24 de Julho, com 10.000 m2 de área. Este projeto teve como objectivo a requalificação de uma garagem para um moderno e sofisticado Edifício de escritórios, dotado das mais altas tecnologias, mas mantendo a sua traça original, que lhe confere um estilo industrial.

A arquitecta Ana Costa, fundadora do atelier de arquitectura responsável pela coordenação deste projecto, ANA COSTA - Arquitectura e Design, refere que "os princípios orientadores deste projecto foram os de preservar e recuperar os principais elementos caracterizadores da arquitectura e da construção da época: jogos de claro/escuro conseguidos através de ressaltos e marcação de estereotomia nos rebocos, a expressão da caixilharia em ferro, frente do piso térreo recuada e envidraçada, etc. De modo a retirar o máximo partido da localização do edifício, foi criado um novo piso com diferentes áreas de estar, um espaço exterior coberto, um espaço interior envidraçado, um espelho de água e um grande terraço descoberto com vistas para todos os quadrantes. O recuo da entrada Principal pela Av. 24 de Julho permitiu soltar o volume superior atribuindo leveza a todo conjunto".

Também para Diogo Abecasis, fundador e administrador da MAP Engenharia, "foi um enorme orgulho ter realizado a reabilitação integral e requalificação deste icónico Edifício “Garagem Conde Barão”. Foi uma Obra com uma intervenção muito profunda a todos os níveis. Conseguiu-se criar um dos melhores edifícios de escritórios da cidade, conjugando uma arquitectura moderna que mantém o seu estilo industrial, com o funcionalismo, conforto e eficiência do novo espaço".

A MAP revela ainda que se trata de um edifício que possui muita luz natural, fruto das 1300 novas janelas em caixilharia em aço. Tem ainda estacionamento para 40 viaturas através do sistema ‘parklifts’, um monta-autos, seis elevadores, um amplo lobby de receção, um ‘rooftop’ no último piso com espelho de água e uma vista panorâmica sobre o Rio Tejo.