CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

Gaia: o renovado mercado Beira-Rio

13 de setembro de 2017

Após um profundo processo de reabilitação, o Mercado Beira-Rio reabre portas com um novo conceito que combina a experiência gastronómica contemporânea com a venda de produtos frescos, o que acontece ali há 80 anos. O belo edifício, localizado na marginal de Vila Nova de Gaia,  já não é a tradicional «praça”; bancas de frutas, legumes e talho, e os típicos cafés e lojas de artesanato viram os seus espaços melhorados, convivendo agora com restaurantes modernos, bares de vinho e cerveja e lojas de doçaria tradicional.

Além de se afirmar como destino gastronómico de eleição para a comunidade local e turistas, o Mercado Beira-Rio vai apostar num cartaz cultural dinâmico, que inclui música ao vivo, exposições de arte, recitais de poesia e eventos temáticos sazonais ao longo de todo o ano.

O projecto de arquitectura da reabilitação tem a assinatura do atelier de Ferreira de Almeida Arquitectos; a gestão do Mercado Beira-Rio está entregue à sociedade Fachada Oceânica, consórcio composto pela construtora Lucios, e pela Legível Puzzle, cujos sócios são a PEV Entertainment, promotor de eventos culturais como o Festival Marés Vivas, e pela Jocalu Higiene Industrial. A concepção de exploração do espaço foi concedida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia por 30 anos.

No total, este novo polo de atracção para comunidade local e turistas dispõe de uma área superior a 1.000 m2 e 47 espaços comerciais. O espaço oferece 178 lugares no interior e 344 lugares de esplanada exterior e vai funcionar com horários alargados durante todo o ano. O projecto vai gerar perto de 100 novos postos de trabalho e um volume de negócios de cerca de 3,5 milhões de euros.