CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
terça-feira, 27 de outubro de 2020
Reabilitação
Igreja da Misericórdia de Évora - Fotografia de Maria Chiu - SCME Evora-Igreja da Misericordia vai ser restaurada - 02 - Foto Wikipedia Evora-Igreja da Misericordia vai ser restaurada - 03 - Foto SCME Igreja da Misericórdia de Évora - Fotografia de Maria Chiu - SCME

Évora: Igreja do sec. XVI vai ser restaurada

12 de fevereiro de 2017

A Igreja da Misericórdia de Évora, datada do século XVI, vai entrar este ano em obras, num projecto superior a 500 mil euros, que prevê a conservação e restauro de painéis azulejares e de talha dourada.

"É uma obrigação conservar o património que os nossos antepassados deixaram e esta igreja tem uma grande importância artística e patrimonial", afirmou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME), Francisco Lopes Figueira.

O projecto de requalificação do imóvel, localizado no centro histórico da cidade, já foi aprovado pelo programa comunitário Alentejo 2020, no âmbito do Património Cultural, e envolve um investimento de 520 mil euros.

Os trabalhos, comparticipado em 75 por cento por fundos comunitários, abrangem "a parte interior, que é a mais rica e é aquela que tem maiores problemas", mas incluem também intervenções "no exterior, principalmente na cobertura".

No interior da igreja,  o projeto prevê a conservação e restauro dos painéis azulejares, talha dourada, pinturas, esculturas e mobiliário e a melhoria do sistema de iluminação e de som.

A criação de um novo sistema de visitas e de documentação para turistas é outra das vertentes do projecto, que abarca a disponibilização de audioguias, plataformas multimédia e folhetos informativos e ilustrativos. Registam-se 20 mil visitantes na igreja por ano.

Segundo o provedor da Misericórdia, o lançamento dos concursos para a adjudicação da obra deverá arrancar até ao próximo verão, podendo a mesma “estar concluída no final de 2018".

Propriedade da SCME, a Igreja da Misericórdia de Évora é uma edificação de meados do século XVI, cuja origem remonta a 1554, estando classificada como imóvel de interesse público desde 1983.

PUB
TURISMO
Turismo mundial regista baixa de 70% entre Janeiro e Agosto - OMT
27 de outubro de 2020
PUB
ARRENDAMENTO
Rendas descem 11,1% em Lisboa no 3º trimestre mas em Setembro voltam a subir
16 de outubro de 2020
PUB
PUB
INTERNACIONAL
No norte de Espanha mais de metade dos jovens possui casa própria
19 de outubro de 2020
PUB