CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Coimbra: Edifício Chiado vai ser reabilitado

15 de outubro de 2018

A Câmara de Coimbra consignou hoje por cerca de 104 mil euros a “empreitada de manutenção e reparação” do Edifício Chiado, situado na Baixa histórica da cidade, onde está instalado um polo do Museu Municipal.

A intervenção, no valor de 104.272 euros, visa essencialmente “conservar a identidade arquitectónica” do edifício e “preservar o seu espólio e permitir o seu funcionamento com qualidade e conforto”, afirma a Câmara.

A empreitada deverá ficar concluída no prazo de 150 dias, envolvendo designadamente “trabalhos de pintura e restauro do alçado principal, de beneficiação da claraboia e de fornecimento e aplicação de um novo soalho no rés-do-chão.

O Edifício Chiado, classificado como imóvel de interesse público, situa-se em zona pedonal, na Rua Ferreira Borges, que é “uma das principais artérias da Baixa de Coimbra”.

“Elemento valioso da arquitectura do ferro”, o Edifício Chiado foi adquirido pelos Grandes Armazéns do Chiado (Lisboa) para aí instalarem uma sucursal, que funcionou entre 1910 e início dos anos de 1950, ocasião em que foi transformado em armazém e fábrica de confecções (Santix).

O imóvel foi comprado em 1973 por um banco e esteve para ser demolido (intenção travada por movimentos cívicos), acabando por ser adquirido pelo município, que, mais tarde, o tornou no primeiro polo do Museu Municipal (os outros dois polos estão instalados na Torre de Almedina e na Galeria de Turismo).

Embora a autoria do edifício seja atribuída a Gustave Eiffel, essencialmente por causa dos materiais de construção utilizados – o ferro e o vidro –, continua por identificar o seu projectista.

Lusa/DI