CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
domingo, 22 de setembro de 2019
Reabilitação
Castelo de Monforte em Chaves - foto de Vitor Oliveira - wikimedia

Chaves: Castelo de Monforte vai ser requalificado

29 de março de 2019

A Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) informou hoje que a intervenção no Castelo de Monforte, em Chaves, vai arrancar no segundo semestre deste ano e conta com um orçamento de cerca de 200 mil euros.

A intervenção está inserida na Operação Castelos a Norte, que se encontra em curso até 2020, fruto de uma reprogramação entretanto efectuada junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

O projecto de requalificação do Castelo de Monforte “prevê realizar uma limpeza da vegetação que impede o acesso ao interior da antiga vila amuralhada e, consequentemente, a visitação de toda a extensa área do antigo povoado”.

A limpeza da vegetação também incidirá na envolvente imediata do castelo por forma a dignificar a imagem do monumento.

A DRCN adiantou que o projecto “privilegiará a reconstrução de alguns trechos da muralha, seja na praça de armas, seja na cerca da vila amuralhada, na zona contígua à alcáçova, assim como trabalhos de conservação na torre de menagem”.

Na plataforma subjacente ao castelo será construído um “núcleo de acolhimento aos visitantes e proceder-se-á a uma intervenção de arranjos exteriores do monumento, face a algumas transformações realizadas em data recente e que descaracterizaram o enquadramento próximo do Castelo de Monforte”.

A Operação Castelos a Norte visa intervir nos castelos raianos da Região Norte: Montalegre, Monforte de Rio Livre (Chaves), Outeiro (Bragança), Mogadouro e Miranda do Douro.

Através de um projecto de revitalização, incidindo sobretudo em acções de recuperação, divulgação e promoção turístico-cultural, pretende-se, segundo a Direcção Regional, “potenciar o usufruto dos monumentos pela população local e pelos turistas, nacionais e estrangeiros”.

Esta operação tem como beneficiários a Direção Regional de Cultura do Norte e os municípios de Miranda do Douro e Montalegre.

Lusa/DI

PUB
ARRENDAMENTO
Porta 65 Jovem: Nova fase de candidaturas já está a decorrer até Outubro
20 de setembro de 2019
PUB
PUB
PUB