CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Braga: Fábrica Confiança transformada em Residência Universitária? —uma opção “francamente interessante”, diz reitor

25 de fevereiro de 2020

O reitor da Universidade do Minho disse ontem ser "francamente interessante" a instituição poder transformar a antiga Fábrica Confiança numa residência universitária pública, possibilidade avançada pela autarquia se o complexo não for vendido na hasta pública marcada para Março.

O reitor Rui Vieira de Castro adiantou que já contactou o ministro do Ensino Superior para a possibilidade de inserir a Confiança no Plano Nacional de Alojamento universitário e que Manuel Heitor "manifestou interesse".

Na reunião do executivo camarários de omtem, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Rui Rio, adiantou a possibilidade de ceder à Universidade do Minho (UMinho) o complexo da antiga saboaria para uma residência universitária pública, caso não apareçam compradores da hasta pública de 11 de março, como aconteceu na anterior.

Rui Vieira de Castro lembrou que "a capacidade de resposta de alojamento estudantil que está claramente aquém daquilo que são as necessidades da comunidade universitária", pelo que aquela possibilidade seria do "interesse" da UMinho.

A antiga saboaria foi comprada pela autarquia em 2011 mas não foi alvo de qualquer acção de recuperação por "falta de verbas próprias e fundos comunitários", sendo que no início do mandato o executivo anunciou a venda do complexo.

As duas primeiras hastas públicas foram travadas por providências cautelares, tendo o Tribunal Administrativo dado razão à autarquia em ambas. A 14 de Fevereiro a autarquia abriu um novo processo de venda por hasta pública, que acabou sem compradores.

Lusa/DI