CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

Associação de Beneficência doa palacete à Câmara de Oliveira do Bairro

15 de setembro de 2021

O Palacete e Torreão do Visconde de Bustos vai ter importantes obras de reabilitação. O icónico imóvel do concelho de Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro vai ser doado à autarquia pela ABC – Associação de Beneficência e Cultura de Bustos, entidade proprietária do edifício.

O imóvel passará para a alçada municipal “sem quaisquer ónus ou encargos”, permitindo, assim, a realização de obras de reabilitação para acolher novas actividades.

Segundo Duarte Novo (CDS-PP), presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, a associação não tem capacidade para fazer o investimento necessário à sua reabilitação, “que é bastante significativo”, fsendo assim possível chegar a acordo “salvando um património de inegável interesse público, marca identitária do nosso Concelho e que muito diz a todos os bustuenses”.

Segundo o autarca, há necessidade de uma intervenção urgente no telhado, assim como obras de reparação, de manutenção e de reabilitação dos vãos, coberturas e espaços interiores do edifício.

O município fica obrigado a destinar o edifício “a fins de interesse público, sob pena de reversão da fracção para a ABC. A associação poderá utilizar um espaço com uma área máxima de 50 m2, em condições a definir, após a conclusão da empreitada.

O edifício secular foi construído em 1906 e, segundo os especialistas, ostenta "traços arquitectónicos híbridos".