CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Quinta do explorador Serpa Pinto reabilitada vai ter um hotel 4****

22 de maio de 2019

A Quinta do Paço da Serrana, na aldeia de Boassas, concelho de Cinfães, no distrito de Viseu, sobranceira ao rio Douro, onde viveu a família do explorador colonial Alexandre Serpa Pinto, vai finalmente ser reabilitada por decisão da autarquia duriense.

A deliberação ocorreu em Assembleia Municipal de Cinfães no passado dia 28 de Dezembro de 2018, tendo posteriormente o executivo celebrado um contrato de concessão por 50 anos com a empresa Porto Antigo – Sociedade Turística.

A quinta, durante décadas votada ao abandono, tem cerca de 19 hectares e “um valor patrimonial e natural inestimável”. O estabelecimento hoteleiro – que se denominará Hotel Serpa Pinto — terá a categoria de quatro estrelas e 190 quartos, dando emprego a cerca de 30 pessoas. Será composto por um hotel construído de raiz que concentra a grande maioria das unidades de alojamento do mesmo, além de unidades de alojamento dispersas pela quinta e em integração com a Natureza, em tipologia de moradia e designadas por “bird houses”. A unidade terá um restaurante e wine-bar, resultante da reconstrução da adega existente, uma capela implantada no local onde hoje se encontra uma ruína e uma área infraestruturada para receber eventos.

 

“Espaço Serpa Pinto Discoveries”

A localização proposta para o edifício principal situar-se-à junto à velha adega e as unidades de alojamento terão “áreas compreendidas entre os 24 e 55m2.

Por sua vez, as “bird houses” disponibilizam 6 unidades de alojamento: 5 unidades de tipologia T1, cada uma com capacidade para 2 pessoas e uma unidade de tipologia T2 com capacidade para 4 pessoas.

A velha mansão de Serpa Pinto, célebre explorador em África no final do séc. XIX, será recuperada pelo Município para um espaço museu designado de “Espaço Serpa Pinto Discoveries”

A CM de Cinfães no âmbito dos compromissos assumidos no contrato de concessão será também responsável pela execução das obras de infraestruturas (vias pedonais e viárias), estacionamento, esgotos, abastecimento de água e rede eléctrica) necessárias ao usufruto dos diversos espaços e actividades previstos para a quinta e para o hotel.

Os futuros hóspedes e visitantes da unidade hoteleira poderão desfrutar de um lugar de grande valor paisagístico e vegetal, com uma vista privilegiada para o vale do Rio Bestança e para o Rio Douro.

A autarquia de Cinfães exarou a concessão dos direitos de superfície da Quinta do Paço da Serrana por 50 anos à Porto Antigo, único concorrente ao concurso, tendo por base um estudo de projecto apresentado pelo FOCUS Group, do Arquitecto Nuno Malheiro. Neste momento decorre a aprovação do projecto de arquitectura, que já foi apresentado.

“É um investimento público, muito importante para o concelho. Um espaço que permite apostar noutro tipo de turismo, de marketing territorial, que criará uma dinâmica económica e social muito importante para a região”, explicou esta semana o presidente do município de Cinfães, Armando Mourisco (PS).

Segundo o autarca, espera-se que o hotel esteja aberto ao público no Verão de 2022.

 

Quem foi Alexandre Serpa Pinto

Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto, 1.º Visconde de Serpa Pinto 1846-1900), foi um militar, explorador e administrador colonial português.

Participou em várias expedições pela região austral de África, tendo estudado as bacias hidrográficas do Congo, do Zambeze e do Cuango. O seu desejo de tentar a travessia de África acabou por se consumar em 1878 tendo chegado ao Rio Zambeze e completado a travessia em 1879.

Da travessia ficou o notável relato do próprio Serpa Pinto, com o título “Como Eu Atravessei a África”.