CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Predibisa transaccionou um volume de negócios total de 84 milhões em 2021

7 de fevereiro de 2022

A consultora imobiliária do Porto revela que em 2021 foram “transaccionados um volume de negócios total de 84 milhões de euros”, traduzindo um crescimento de mais de 53% comparativamente ao exercício do ano de 2020.

O crescimento da empresa acompanha a evolução do mercado imobiliário do Porto e do Norte em geral, alavancado pela perceção internacional de que a região é ideal para viver e para a localização de empresas. “A expansão em todos os segmentos de negócio da Predibisa, nomeadamente na área residencial, indústria, logística, retalho, hotelaria e no mercado de escritórios é já um indicador da contínua vitalidade desta região. E os investidores particulares para o segmento residencial ou as empresas multinacionais interessadas em instalarem-se na cidade Invicta valorizam o facto de sermos uma empresa portuense pautada por padrões de qualidade que regem os modelos de negócio internacionais”, afirma Rui Branco, CEO da consultora.

Neste contexto, a consultora atingiu um crescimento sustentado na área residencial e da reabilitação urbana em 2021, tendo colocado em comercialização o projecto “Miramar Tower”, do grupo Macaense KNJ, que iniciou em Setembro a construção do edifício de habitação da autoria do Gabinete OODA e que contabiliza já 19 fracções vendidas (21 no total). Segundo Rui Branco “o empreendimento do grande grupo espanhol Via Célere – “Portodouro” – merece igualmente destaque, pela conclusão dentro do prazo previsto e a realização de grande parte das escrituras antes do final de 2021. E numa zona privilegiada nas Antas, o projeto “Mira Douro” continua a captar a atenção dos investidores com a fase de construção a decorrer dentro dos prazos previstos e um elevado ritmo de comercialização dos apartamentos da autoria do Gabinete do Arquiteto Carlos Castanheira”.

A Predibisa manteve também a sua posição de liderança no mercado de escritórios com a maior colocação em metros quadrados ao longo de 2021, num total de 56.585 m2, dos quais 19.877 m2 foram transacções que envolveram apenas a empresa (35% da área total colocada), onde sobressaem algumas transacções como a instalação da Unilabs na Rua Diogo Botelho, mas também a instalação da Enercon e a expansão da Concentrix, ambos no edifício POP. No retalho destacam-se alguns novos projetos em fase de desenvolvimento, nomeadamente a construção da nova loja da marca Lidl nas antigas instalações do AKI, na rotunda da AEP, com previsão de abertura no último trimestre de 2022.

Na vertente de indústria e logística, a Predibisa revela indicadores de crescimento na ordem dos 3%, face a 2020, antevendo uma evolução positiva ao longo de 2022, quer ao nível da procura, quer do investimento neste segmento. Em 2021 ressalta a venda de dois activos, nomeadamente a venda de um imóvel industrial em Perafita à empresa Imporaudio e a venda de um imóvel industrial na Maia à empresa Bienair.

Por fim e no segmento de “capital market”, a consultora acredita que muitas empresas multinacionais continuarão a apostar na região Norte de Portugal, face ao valor do metro quadrado (um dos mais acessíveis entre as principais cidades europeias, logo com maior rentabilidade), o que potencia a procura de grandes ativos imobiliários. “Exemplo disso é a venda do património da empresa Mota & Teixeira, composto por três activos, que foram adquiridos por Family Office”, conclui Rui Branco.