CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Portuguese Housing Market Survey analisa mercado e alerta

29 de setembro de 2016

O Verão não abrandou a procura de casas em Portugal, que continuou a crescer em Agosto de forma sólida – a informação é veiculada pelo último Portuguese Housing Market Survey (PHMS).

O inquérito mensal elaborado pela Confidencial Imobiliário e pelo RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors) nota, porém, que as expectativas para as vendas a curto-prazo, apesar de positivas, terão abrandado neste mês, com os operadores a defender que, para manter o dinamismo da procura, será necessário assegurar estabilidade fiscal e o robustecimento da concessão de crédito.

 Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário, sublinha aquelas que são as exigências dos operadores: “Para manter os bons níveis de procura no mercado de compra e venda de casas, os operadores sublinham que devem verificar-se duas condições. No âmbito dos clientes estrangeiros, é necessário garantir a estabilidade fiscal, assegurando a previsibilidade nas condições de mercado. Já para o público nacional, destacam a necessidade de fortalecer o sistema financeiro, mantendo, assim, a dinâmica por parte das famílias”.

Simon Rubinsohn, Economista Sénior do RICS, frisa também que “a melhoria contínua das condições de crédito será fundamental para suportar a actividade do mercado de compra e venda de casa, onde o aumento da procura deverá ser ainda mais impulsionado pelo crescimento gradual esperado no rendimento das famílias”. Ainda assim, adianta, é preciso não esquecer que “a última estimativa para o PIB apurada no 2º trimestre mostra que o crescimento económico ganhou algum impulso no último ano, embora a velocidade de recuperação permaneça modesta”.