CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Portugal é o 4º país mais seguro do mundo

18 de junho de 2021

Portugal é um dos cinco países mais seguros do mundo, segundo o Global Peace Index 2021, surgindo apenas atrás da Islândia, da Nova Zelândia e da Dinamarca. Ou seja, é o segundo entre os países da União Europeia.

O relatório do Institute for Economics & Peace, no qual Portugal surge em 4.º lugar entre 163 estados e territórios independentes, pode ser consultado AQUI.

Para o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, "Portugal ser considerado um dos países mais seguros do mundo é um activo para a qualidade de vida dos portugueses" e constitui-se como uma vantagem competitiva face a outros países.

"A questão da segurança está muito longe de ser uma questão estritamente policial. A segurança é hoje um factor decisivo para a captação de investimento, para a captação dos turistas que esperamos voltar a ter, para o reforço da imagem global do país. Lembramo-nos facilmente de países que têm um grande potencial como o nosso, nos quais a insegurança limita o desenvolvimento económico, o investimento ou o turismo", sublinha Eduardo Cabrita.

"Portugal registou, em 2020, os indicadores mais baixos de criminalidade desde que existe o atual modelo de registo, há mais de 30 anos. E é importante recordar que isso foi conseguido num ano tão difícil como este de pandemia que, em muitos países, contribuiu para o aumento da conflitualidade e para o aumento de algumas formas de criminalidade", conclui o Ministro.

Nesta 15ª edição do Índice, que abrange 99,7% da população do mundo, conclui-se que o nível global de paz manteve a tendência de deterioração, num mundo em que os conflitos e crises surgidos na década passada começaram a diminuir e a ser substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza em resultado da pandemia Covid-19 – a par das tensões crescentes entre as principais potências.

Em comunicado, o executivo português salienta que os passos significativos que Portugal tem dado nos últimos anos em matéria de segurança têm permitido a redução da criminalidade e, consequentemente, a subida gradual e consolidada neste ranking.

De salientar que, em 2014, Portugal ocupava o 18.º lugar, tendo vindo a subir na tabela nos últimos anos.