CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
sábado, 16 de janeiro de 2021
Actualidade
Portugal continua a encantar na imprensa estrangeira

Portugal continua a encantar na imprensa estrangeira

23 de abril de 2017

Hoje foi a vez do célebre jornal britânico The Telegraph escrever um longo artigo aconselhando os compradores britânicos de casa em Portugal, a olharem para além das zonas das praias do Algarve e do Golfe, "as verdadeiras jóias estão nas ruas das cidades portuguesas".

"Os compradores britânicos que vemos em Lisboa e no Porto têm tipicamente mais de cinquenta anos e dizem especificamente:" Não quero um gueto de golfe ", revela Charles Roberts, da Fine & Country Cascais. "Eles querem monumentos e museus, óptimos restaurantes e cultura".

A vida urbana também atrai muitos dos investidores que aderiram a um dos dois regimes de residência de Portugal. O regime dos Vistos Gold e o regime dos Residentes Não Habituais (NHR).

O  artigo revela ainda que "os franceses não estão mais a investir no norte da África e vêem Lisboa como um substituto similarmente exótico", revela Roberts. Os britânicos estão se a apaixonar também. "O regime NHR é pouco promovido na Grã-Bretanha, mas está aberto a qualquer pessoa, independentemente de estar na UE ou não, e você não precisa comprar, pode arrendar", acrescenta.

Outro dos destaques deste artigo é que Portugal está sempre perto da costa. Apresenta ainda a combinação do melhor dos dois mundos: "O buzz urbano e praia bonita".

O artigo dá o exemplo de quatro cidades: Lisboa, Porto, Faro e Tavira.

Lisboa enaltece a qualidade de vida e grande potencial de investimento, situa-se acima de cidades mundiais, como Madrid, São Francisco, Paris e Londres, de acordo com um relatório recente de Savills. Os preços representam ainda um quinto de Londres e um terço daqueles que se encontram em Paris.

É também um lugar onde você se sente em casa, salienta Rafael Ascenso da Porta da Frente, agente da Christie's International Real Estate em Lisboa. "O cenário de Lisboa, sobre o rio Tejo, dá-lhe uma luz natural única". "Sua história, clima e gastronomia tornam-na especial. Mas a principal coisa que oferece é uma vida tranquila e segura num país onde tudo funciona e onde os visitantes são bem-vindos como se fossem cidadãos portugueses ". As áreas mais procuradas, acrescenta, são o Chiado, a Baixa e a área envolvente da Avenida da Liberdade.

Lloyd Hughes, da Athena Advisers acrescenta também que existem compradores britânicos a escolher Lisboa pela sua combinação de compra para investir, em áreas como Baixa e Chiado e como sendo locais onde eles podem gastar em fins-de-semana baratos, mergulhar nas ruas de Lisboa para encontrar restaurantes escondidos e apanhar o eléctrico ao longo da costa até à elegante Cascais ".

O Porto é uma cidade conhecida dos britânicos. As famílias produtoras portuárias britânicas que dominam a Vila Nova de Gaia, no lado sul do rio Douro, conheceram os encantos da segunda maior cidade de Portugal - e o belo vale à sua porta - durante séculos.

Agora os compradores estrangeiros estão a renderem-se ao apelo e potencial do Porto como destino de férias, impulsionado por um enorme volume de voos low-cost. "Aqueles que desejam um sol de Inverno irão sempre para o Algarve, mas o Porto é uma cidade cheia de charme, com um núcleo medieval classificado pela Unesco e belas praias atlânticas a 15 minutos de carro. Dirija para o leste e estará no mágico Vale do Douro, com quintas rústicas com videiras a caírem até ao rio Douro".

Os franceses e os brasileiros são devotos do Porto, "geralmente por causa do regime dos Residentes Não Habituais e do sentimento de segurança", salienta Andreia Silva da Luximo, a agência da Christie's International Real Estate. Mas outros estão também a descobrir esta cidade.

Faro é como Málaga na Espanha. Faro é o destino da maioria dos visitantes estrangeiros que chegam ao Algarve pelo seu aeroporto. Uma cidade portuguesa com muito movimento, autêntica com o seu bairro medieval bem preservado, um labirinto de becos sem carros, praças elegantes e verdes parques, que tem algumas das melhores praias de Portugal à sua porta. Também é incrivelmente acessível para o aeroporto, tornando as viagens de fim-de-semana mais fácil.

Do outro lado do estuário da Ria Formosa está a jóia escondida da cidade: a Ilha de Faro, uma península ligada por uma ponte ao continente e lar de um magnífico areal dourado. Mesmo no pico de verão parece que você tropeçou em algo especial longe das multidões de turistas.

"Se a ilha de Faro impressiona, espere até ver a deslumbrante Ilha de Tavira - um areal de sete milhas de areias douradas como a Flórida que ganhou prémios pela sua familiaridade. É acessível por uma balsa que leva as pessoas a poucas centenas de metros entre esta ilha deserta e a pequena cidade romana de Tavira. Há pouco na ilha, mas algumas cabanas de desportos aquáticos, muitos cafés e algumas pequenas casas que fazem fronteira com o caminho para a praia através dos pinheiros.
Tavira em si - classificada como cidade, embora pequena - fica a meia hora de Faro em uma direcção e à fronteira espanhola na outra (poderia estar em Sevilha para o almoço em menos de duas horas).

Pode ler o artigo na íntegra AQUI

PUB
TURISMO
Receitas do turismo com quebras de 80% em Novembro
15 de janeiro de 2021
ARRENDAMENTO
Candidaturas ao apoio às rendas arrancam em 4 de Fevereiro
15 de janeiro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Espanha: aeroportos tiveram quebra média de 72,4% em número de passageiros
14 de janeiro de 2021
PUB