CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Porto: Fogo destrói casa onde nasceu Almeida Garrett

28 de abril de 2019

Um estranho fogo deflagrou altas horas da madrugada de Sábado no prédio onde nasceu o famoso escritor e figura cimeira do liberalismo em Portugal, destruindo a totalidade do interior do prédio. As autoridades policiais estão a investigar o caso.

Pode-se dizer que o prédio onde viveu o escritor Almeida Garrett [1799-1854] é hoje apenas uma memória. Sobraram as fachadas e obrasão principal com o nome do escritor colocado por cima da porta de entrada. O incêndio destruiu todo o interior da habitação de rés-do-chão com três andares.

O prédio devoluto que ardeu situa-se junto da Cooperativa Árvore e tem duas fachadas, uma que dá para a Rua Doutor Barbosa de Castro, número 37, e de onde se pode ver o brasão principal da casa com o nome do autor da obra Viagens na Minha Terra (1846), e a outra fachada dá para o Passeio das Virtudes, número 26.

O incêndio, de causas desconhecidas e ao eclodir durante a madrugada suscita as maiores interrogações, sobretudo porque ocorre um mês depois de a Câmara Municipal anunciar estar a ponderar adquirir o edifício que já se encontrava devoluto para fazer nascer ali o Museu do Liberalismo, como o Diário Imobiliário então noticiou.