CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Porto: Bairro do Aleixo vai finalmente ser demolido

23 de abril de 2019

A Câmara do Porto revelou hoje que já assinou contratos para realojar “todos” os moradores do bairro do Aleixo, pelo que “até 7 ou 8 de Maio” as torres vão ser entregues ao Fundo criado para o demolir.

“Assinámos contratos com todas as pessoas com vista ao realojamento. Até 7 ou 8 de Maio estaremos em condições de entregar as torres ao Fundo [Imobiliário, criado em 2009 com vista à demolição do bairro]. Todos os processos de 89 famílias foram tratados com o maior cuidado desde Setembro do ano passado”, afirmou o vereador da Habitação, Fernando Paulo, na reunião pública camarária.

O Bairro do Aleixo, situado na União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, foi construído em 1976. Inicialmente era constituído por 320 fogos, distribuídos por 5 torres. Actualmente restam apenas três, depois de a torre 5 ter sido demolida em 2011 e a torre 4 em 2013, no último mandato do social-democrata Rui Rio e no âmbito do Fundo Imobiliário que ficará com os terrenos para construção.

No início de Abril, o presidente da autarquia, Rui Moreira, revelou que residiam no Aleixo 11 famílias e apontou para a primeira semana de Maio a conclusão dos realojamentos, com vista a avançar com a demolição do conjunto habitacional, “por desmontagem e não por implosão”

O vereador do PS, Manuel Pizarro, quanto ao futuro dos terrenos do bairro, defendeu estar em causa “um debate para fazer no futuro”.

“O PS reconhece não haver condições para manter aquelas famílias mas continuaremos a defender que Fundo Imobiliário do Aleixo está ultrapassado pelo passar dos anos. Devia ser encontrada alternativa, como a encontrada para o [bairro] Rainha D. Leonor, que provou servir”, sustentou.

Em Março, o fundo imobiliário criado em 2010 para gerir a operação de demolição do Bairro do Aleixo tinha entregado à Câmara do Porto apenas dois dos cinco projectos de habitação social definidos como condição prévia para a reurbanização daqueles terrenos.

A reurbanização dos terrenos do Bairro do Aleixo prevê a construção, nos terrenos do bairro, de sete blocos de habitação de luxo com quatro a cinco pisos, bem como de um edifício comercial de proximidade.