CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Ponte sobre Guadiana vai ser requalificada

1 de junho de 2017

A requalificação da ponte internacional do Guadiana, que liga o Algarve e a região espanhola da Andaluzia, vai custar 9,3 milhões de euros, custeados em partes iguais por Portugal e Espanha, anunciou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP). As obras vão prolongar-se por 18 meses.

A empreitada vai ser realizada ao abrigo de um convénio estabelecido entre Portugal e Espanha, que “define as condições para financiamento, contratação, conservação e acompanhamento” dos trabalhos, que terão “um prazo de execução máximo de 525 dias”, precisou a IP num comunicado.

A mesma fonte elencou os trabalhos previstos no âmbito da empreitada e que incluem a “pavimentação; tratamento dos passeios, guarda-corpos e guardas de segurança; reabilitação do sistema de tirantes e implantação de medidas de segurança para a sua protecção; reparação dos elementos de betão armado; beneficiação e/ou substituição de aparelhos de apoio, juntas e outros elementos de segurança”.

Vai ser também feita a “reabilitação dos sistemas de iluminação e sinalização da área fluvial, bem como da iluminação decorativa da ponte”, o “reforço e readequação da sinalização rodoviária e implantação de um sistema de sinalização variável” e a “instalação de novos sistemas de monitorização da ponte”.

 

Uma das principais entradas no Algarve

“Durante a execução da empreitada não haverá necessidade de proceder ao corte total do tráfego rodoviário, apenas decorrerão períodos em que estará implementada a supressão alternada de uma via em cada um dos sentidos, pelo que estará sempre livre uma via de circulação em cada sentido”, assegurou a IP.

A mesma fonte reconheceu que a ponte internacional sobre o rio Guadiana, que liga a localidade algarvia de Castro Marim e a espanhola de Ayamonte, é “uma das principais entradas” em Portugal e é “fortemente utilizada pelos turistas que visitam o Algarve”.

Por isso, a Infraestruturas de Portugal garantiu ter ficado previsto no planeamento dos trabalhos que “todas as vias estarão sempre livres para a circulação do tráfego” nos períodos de maior procura da região do Algarve, que abrangem o verão de 2017 (entre 15 de Julho e 15 de Setembro), o próximo Natal e Ano Novo (17 de Dezembro de 2017 a 7 a Janeiro de 2018), a Páscoa de 2018 (entre 24 de Março e 8 Abril) e o verão do próximo ano (15 de Julho a 15 Setembro de 2018).

 

Melhores e mais seguras condições de circulação

A IP recordou que a ponte internacional sobre o Guadiana foi aberta ao público em Agosto de 1991 e têm sido “objecto de regulares trabalhos de conservação”.

“Actualmente, passados mais de 25 anos após a construção, é necessário proceder a uma intervenção mais profunda de reabilitação e reforço estrutural na ponte. A concretização desta obra que agora terá início, irá assegurar melhores condições de circulação e conforto aos milhares de automobilistas que diariamente cruzam a fronteira, seja em direcção a Espanha, sejam todos os que nos visitam para usufruir da região do Algarve”, justificou.

A cerimónia de apresentação da empreitada realiza-se, na próxima segunda-feira, às 10:15, na praça de portagem da A22, em Castro Marim, no sentido Portugal/Espanha, e conta com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas de Portugal, Pedro Marques, e do ministro do Fomento do Governo de Espanha, Íñigo de la Serna.

Lusa/DI