CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Politécnico de Bragança vai ter Curso Superior de Construção Civil

28 de junho de 2018

A Associação dos Agentes Técnicos de Arquitetura e Engenharia - AATAE e o Instituto Politécnico de Bragança lançam Curso Técnico Superior Profissional de Construção Civil,que tem início já no ano lectivo de 2018/2019.

O novo curso surge no âmbito da actualização das leis em relação às valências dos agentes técnicos de arquitectura e engenharia, tendo a AATAE procurado soluções para milhares de profissionais continuassem a exercer a sua profissão. Em comunicado a associação indica que uma das soluções encontradas foi a criação de um curso técnico superior profissional de construção civil.

“Desta forma os agentes podem fazer a reconversão da sua formação no tronco comum do curso superior, depois podem prosseguir para a licenciatura dentro da gestão da economia da construção. Neste curso temos a base para caminhar para uma formação, que contribua para que a associação se possa alicerçar no futuro”, explicou Craveiro Amaral, presidente da AATAE. O responsável salienta ainda que 50% dos ATAEs são nível V e muitos licenciados que “também procuram alternativas na vertente da gestão da construção, quer na componente vertente da arquitectura, quer na da vertente de engenharia”.

O programa do curso inclui várias disciplinas, entre as quais qualidade e ambiente, medições, e orçamentos, gestão da construção e controlo orçamental ou projecto de construção. Craveiro Amaral defende que os ATAEs têm um “papel fundamental na gestão e economia da construção, orçamento de uma obra e é importante ser-lhes dado esse reconhecimento”. O objetivo é que este curso seja leccionado em outros institutos politécnicos do país, nesse sentido estão a ser realizadas várias reuniões com diversas entidades e a AATAE.