CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

Parlamento defende que a Fábrica Confiança não deve ser vendida

19 de julho de 2019

O Parlamento votou hoje por unanimidade que o edifício da Saboaria e Perfumaria Confiança, continue na esfera pública, ao serviço da cultura e da memória colectiva, preservando um edifício industrial que merece ser classificado.

A Plataforma Salvar a Fábrica Confiança, revela em comunicado, que o Parlamento aprovou esta sexta-feira o texto de substituição da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto (relativos a projectos de resolução apresentados pelo PS e PCP) que pede ao Governo que tome as "diligências necessárias para que o processo de classificação patrimonial do edifício da antiga Fábrica de Saboaria e Perfumaria Confiança seja concluído com celeridade".

O texto vai mais longe ao querer que o Governo "encete diligências junto da Câmara Municipal de Braga, no sentido de ser analisada a possibilidade de obtenção de fundos europeus para a reabilitação do edifício da Fábrica de Saboaria e Perfumaria Confiança, com vista à sua protecção e valorização e eventual instalação de projectos culturais e museológicos que sustentem e garantam a sua preservação na esfera pública".

O texto não teve qualquer voto contra. Votaram a favor os deputados do PS, BE, PCP, PEV e PAN. Os deputados do PSD e do CDS abstiveram-se. Desta forma, nenhum deputado da Assembleia da República defendeu a venda do edifício histórico a privados ou pôs em causa o desejo da população, das associações cívicas, do património e culturais de Braga de que o edifício se torne num espaço público aberto à população e a iniciativas culturais.

Em Dezembro os deputados membros da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto tinham visitado o edifício da Fábrica Confiança e reunido com a Plataforma Salvar a Fábrica Confiança. Já então nenhum deputado que integrava a comitiva tinha defendido a venda o edifício a privados.

"A Câmara Municipal de Braga tem afirmado publicamente que não tem verba para transformar a histórica Fábrica Confiança num equipamento cultural tal como previsto na sua expropriação em 2012.  Para resolver este impasse, as associações que integram a Plataforma Salvar a Fábrica Confiança apresentaram há duas semanas o projecto Confiança – Centro Cívico e Cultural, que permite abrir o edifício ao público", revela a plataforma.

As primeiras iniciativas que as associações se propõem a realizar na Fábrica Confiança são uma das exposições dos 29ºs Encontros de Imagem, já em Setembro, e a celebração do 125º aniversário da Saboaria e Perfumaria Confiança, que se assinala a 12 de Outubro de 2019.

Esta quinta-feira a Plataforma apresentou o projecto Confiança – Centro Cívico e Cultural, no Mira Forum, no Porto. No dia 25 de Julho, às 15h, será a vez de Lisboa receber a apresentação, que irá decorrer na livraria Ler Devagar, situada na LX Factory.