CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

Palácio do Comércio foi vendido a investidores internacionais

15 de fevereiro de 2018

O Palácio do Comércio, o edifício mais imponente e característico da Rua Sá da Bandeira, no Porto, foi vendido a um conjunto de investidores internacionais, que tem em preparação um projeto de grande envergadura para a reconversão de imóvel, de acordo com a noticia publicada no Imobiliário da Vida Económica.

O Palácio do Comércio era propriedade de duas sociedades, a Altar – Sociedade de Investimentos Imobiliários SA. e a Tabnit – Gestão de Parques, Unipessoal Lda., que tinham como presidente e gerente, respetivamente, Luciano Fernando Coelho da Silva, a  par de um conjunto de outros acionistas.

O que se verificou agora foi a venda da Tabnit – proprietária de cerca de 80% do imóvel, a novos acionistas, constituídos por um conjunto de investidores estrangeiros. É o caso de William Christopher Henri Tonnard, de nacionalidade norte americana, ligado a empresas e plataformas digitais de alojamento turístico, como a lovelystay, Eric Andre Memeth, investidor francês, Carlos José Marçal Teixeira da Silva, e Marie-France Boulet, que entretanto já saiu da sociedade.

A sociedade Altar, detido por Luciano Coelho da Silva, Istidiatun Haryono da Silva e Sofia Rocha Cardoso Moreira de Melo, mantém-se como donos de cerca de 20% do imóvel, constituído pela prumada de uma entrada - das quatro que tem o Palácio do Comércio -, a número 481, na Rua de Sá da Bandeira, junto à loja onde funciona o Millennium bcp.

Luciano Coelho da Silva é o cônsul honorário da Indonésia na cidade do Porto – país onde passa largos períodos, sendo ainda o presidente da Associação do Consular do Porto, que tem como objetivo fomentar as relações de amizade entre os postos consulares acima de Coimbra. O empresário foi também um dos 11 economistas, que apoiou Rui Rio para a eleição a presidente do PSD.

Não foi possível apurar qual o montante da transação deste ativo imobiliário. Contudo, sabe-se que este imóvel pode valer, nesta altura, os 40 milhões de euros – embora uma avaliação mais modesta refira apenas 20 milhões de euros.

Projeto de reconversão em estudo

Pouco foi possível saber sobre o projeto de reconversão deste carismático edifício modernista, tendo em conta que, neste momento, ainda está em fase de estudo. Contudo, tudo indica que poderá vir a contemplar um misto de hotelaria, habitação e comércio. Segundo algumas fontes, a intenção dos investidores é que o Palácio do Comércio venha a ser referência futura no Porto, estando em estudo a possibilidade de reconverter o pátio interior e permitir o acesso ao público. O investimento na reconversão do imóvel deverá rondar os 10 milhões de euros.

Contudo, neste momento, há grande descrição e redobrados cuidados sobre a futura reconversão do imóvel, sendo a intenção dos proprietários a de convidar diversas entidades ligadas à cultura e à cidade para darem a sua opinião sobre este projeto.  

Atualmente o Palácio do Comércio, que conjugou a função de serviços e de habitação – e, mais recentemente de alojamento local, encontra-se parcialmente desocupado, devido também ao facto de este imóvel estar em venda há cerca de dois anos.

A venda do Palácio do Comércio foi confirmada ao Imobiliário por fonte ligada aos proprietários, que, contudo, se escusou a adiantar mais pormenores do negócio, remetendo-nos para a apresentação pública do novo projeto que será feita em breve.

Elisabete Soares

elisabetesoares@vidaeconomica.pt