CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

“Os Caminhos da Água” é a identidade da nova Praça de Espanha

6 de abril de 2019

A proposta “Os Caminhos da Água”, da autoria do atelier NPK – Arquitectos Paisagistas Associados, é a vencedora do concurso internacional de ideias lançado pela autarquia para o traçado da nova Praça de Espanha.

A actual praça ajardinada, qual “ilha verde” rodeada por trânsito de todos os lados, irá dar lugar a um vasto jardim — em dimensão superior ao jardim da Estrela — aprazível com comunicação aos bem tratados jardins da Fundação Calouste Gulbenkian.

A notícia foi dada em primeira mão por Fernando Medidna, Presidente da autarquia, à revista Time Out que dedica a sua edição em papel aos grandes projectos em curso na cidade de Lisboa.

Tal como DI noticiou, o Concurso Internacional culminou na apresentação de nove propostas finalistas para a Praça de Espanha e zona envolvente. A autarquia da capital apelou então, aos cidadãos - lisboetas ou não – que se pronunciessem sobre as propostas apresentadas, dando a sua opinião ou sugerindo ideias. O prazo de opiniões e sugestões terminou no dia 29 de Janeiro de 2018.

A proposta ganhadora promete “uma atmosfera mais limpa, jardins mais fáceis de sustentar, uma cidade mais fresca, mais resiliente às alterações climáticas, uma cidade mais bonita”, refere o projecto.

A nova Praça de Espanha funcionará como espaço de continuidade do Jardim da Gulbenkian ao qual ficará ligado por uma ponte pedonal.

As obra arrancarão ainda este ano e terão que estar concluídas até ao final de 2020. Recorde-se que na Praça de Espanha ou na sua envolvente irão nascer as novas sedes do Montepio Geral e da Seguradora Lusitânia (na zona que era ocupada pelo antigo Teatro Aberto e pelo Restaurante Gondola entretanto fechado), a sede da Jerónimo Martins (no espaço que era ocupado pelos feirantes), a expansão do IPO (Instituo Português de Oncologia).

A actual praça vai deixar de ser por fim “uma grande rotunda atravessada ao meio por uma avenida”. As faixas centrais vão desaparecer, bem como o terminal rodoviário situado entre a o espaço da companhia de teatro A Comuna e a Avenida Columbano Bordalo Pinheiro. A ligação rodoviária directa entre essa artéria e a Avenida Calouste Gulbenkian também vai deixar de existir. Em vez disso, surgirão dois grandes cruzamentos nos topos da praça: um nas avenidas dos Combatentes e Santos Dumont; outro nas avenidas António Augusto de Aguiar e de Berna.

Ler também: https://bit.ly/2DvAJum