CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

O melhor distrito de Portugal para se viver? Viana do Castelo

24 de janeiro de 2019

Viana do Castelo foi eleito o melhor distrito de Portugal para se viver, seguido de Vila Real, Viseu, Leiria e Braga. Lisboa ficou em 10º lugar do ranking e em último ficou Beja.

Este estudo foi conduzido pelo portal imobiliário Imovirtual, junto de mais de 14.998 indivíduos residentes em Portugal nos 18 distritos, que avaliaram o distrito onde vivem de acordo com 12 factores - Segurança, Limpeza, Qualidade do ar, Silêncio, Transportes Públicos, Lojas e Restaurantes, Espaços de Lazer, Estabelecimentos de Ensino, Espaços de Saúde, Custo de Vida em geral, Acessos e Estacionamento – através de um questionário online quantitativo, numa escala de 1 a 5. 

O top 5 de distritos melhores para se viver encontram-se respectivamente Viana do Castelo (4,02), Vila Real (4,01), Viseu (3,94), Leiria (3,89) e Braga (3,87). No top 5 dos piores classificados, destacam-se Setúbal (3,73), Santarém (3,70), Portalegre (3,69), Bragança (3,66) e Beja (3,63).

O relatório indica que a região do Norte foi a melhor classificada e a do Alentejo a pior. A nível de ‘Segurança’ os distritos que tiveram pior nota foram Lisboa, Porto e Setúbal. Já os distritos do interior e norte como Viseu, Vila Real e Castelo Branco foram os melhor classificados nesta categoria, com destaque para Viseu que foi considerado o mais seguro (4,35), tendo sido a melhor nota dada entre todas as categorias.

Lisboa ficou em 10º lugar do ranking dos melhores distritos para se viver em Portugal, com uma classificação geral de 3,78, tendo sido melhor avaliada a nível de ‘Acessos’ (4,04) ‘Segurança (3,89) e  ‘Estabelecimentos de Ensino’ (3,74) e pior avaliada a nível de ‘Silêncio’ (3,55) e ‘Estacionamento’ (3,34). Já o Porto destaca-se de Lisboa no ‘Estacionamento’, ‘Espaços de Saúde’ e ‘Limpeza’, mas no geral foi penalizado nas classificações referentes à ‘Qualidade do Ar’, ‘Segurança’, ‘Silêncio’ e ‘Estacionamento’, tendo recebido uma pontuação geral de 3,82, encontram-se em 6º lugar no ranking.

De uma forma geral, há uma maior satisfação com a Segurança e a Qualidade do Ar e um maior descontentamento com os Transportes Públicos e Espaços de Saúde.