CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Numa década a compra de imóveis por brasileiros aumentou 131%

12 de novembro de 2018

O interesse em investir em Portugal continua nos objectivos dos brasileiros que em 10 anos (2007 - 2017) aumentou 131%, enquanto nos EUA, o destino preferido caiu 4%, segundo a CBE- Capitais Brasileiros no Exterior do Banco Central do Brasil.

Ainda de acordo com a mesma fonte, os investimentos de residentes brasileiros em imóveis em outros países, até 2017, foi de 6,3 mil milhões de dólares, valor total, distribuído entre 40 destinos. 1,06 mil milhões de dólares ou 17% era a fatia de Portugal, só atrás dos EUA (34,4%).

Estes números são avançados num artigo divulgado na BBC, onde revela ainda que a onda de investimentos brasileiros em Portugal disparou nos últimos anos, e em 2018 caminha para um novo recorde, segundo fontes do sector e dados levantados pela BBC News Brasil.

Nos 40 destinos mais procurados para investir no exterior, segundo o Banco Central do Brasil, Portugal ocupa o segundo lugar no ranking - onde já esteve a Argentina, tendo já ultrapassado o Reino Unido e França, posicionando-se atrás apenas dos Estados Unidos.

Os Vistos Gold, a paz e tranquilidade, a segurança, a qualidade da saúde e eduação e a hospitalidade, são novamente as razões apontadas para a procura por Portugal para viver e investir.

De realçar ainda a tributação mais vantajosa em Portugal, taxas de juros de até 2% ao ano - mais de quatro vezes inferiores às praticadas pelos principais bancos que financiam a habitação no Brasil - além da concessão de vistos.

O que procuram no nosso país, é variável, casas nos centros históricos mas não só, negócios que vão geralmente de 2 milhões a 10 milhões de euros - ou mais - também estão no radar.

São as chamadas operações de sale and leaseback, "feitas por empresários bem sucedidos" em que na prática compram prédios comerciais, como um supermercado, e os arrendam para a mesma rede que era dona do imóvel.

Segundo a BBC, empresários, profissionais liberais, reformados e famílias brasileiras estão entre os principais investidores. A maioria tem origem em São Paulo, mas moradores de estados como Rio de Janeiro e Pernambuco também estão a investir em Portugal.