CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Novos contratos para obras públicas sobem 20% em Abril

29 de junho de 2018

Apesar dos concursos para obras públicas continuarem em queda no mês de Abril, menos 14% que no período homólogo, os contratos para novas obras registaram uma subida de 20%.

Segundo o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, no mês em análise assistiu-se ao lançamento, por parte da Infraestruturas de Portugal, de mais um concurso no âmbito da construção da linha de Évora, com um preço base de 195 milhões de euros, que se soma aos dois concursos promovidos no mês anterior, perfazendo 365 milhões de euros, ou seja, 45% do total de concursos promovidos nos primeiros quatro meses do ano.

Quanto ao total de contratos celebrados no âmbito de concursos públicos e reportados no Observatório das Obras Públicas até Abril ascendeu aos 408 milhões de euros, mais 20% face a igual período de 2017, impulsionados pela celebração, neste mês, de 12 contratos plurianuais de conservação corrente da rede viária, num total de 69 milhões de euros.

O Barómetro mostra ainda que nos contratos celebrados na modalidade de Ajuste Direto e Consulta Prévia, forma procedimental introduzida na última revisão do Código dos Contratos Públicos, somaram um total de 199 milhões de euros, ou seja, mais 6% que o apurado no mesmo período de 2017. No seu conjunto, o volume total de contratos celebrados e registados no Observatório das Obras Públicas ao longo dos primeiros quatro meses de 2018 situa-se nos 643 milhões de euros, o que traduz um aumento de 13% em termos homólogos.