CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Norte-americana WiredScore chega a Portugal para certificar edifícios inteligentes

25 de maio de 2021

A WiredScore, a empresa global de certificação digital para bens imóveis lança hoje as suas certificações WiredScore e SmartScore em Espanha e Portugal. A empresa certificou o Empire State Building em Nova Iorque e The Shard em Londres.

A WiredScore foi lançada em 2013 em parceria com o Presidente Bloomberg e a Cidade de Nova Iorque, e em Outubro de 2017 recebeu o apoio dos investidores Bessemer Venture Partners e Fifth Wall. Até à data, mais de 650 milhões de metros quadrados de espaço comercial e residencial foram certificados pela WiredScore, com impacto em seis milhões de pessoas em 12 países (Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Alemanha, França, Irlanda, Itália, Bélgica, Holanda, Espanha e Portugal). 

A WiredScore é a organização por detrás do sistema de classificação e certificação reconhecida internacionalmente que ajuda os proprietários a conceber e promover edifícios com melhor conectividade digital e tecnologia inteligente.

O anúncio de hoje reforça o compromisso da WiredScore em melhorar a conectividade dos edifícios de escritórios em todo o mundo, permitindo um futuro mais colaborativo, inovador e dinâmico. A WiredScore já classifica edifícios pertencentes às carteiras de gestores de activos internacionais tais como Blackstone, Patrizia e Lendlease, e será unido em Espanha por propriedades pertencentes à Allianz Real Estate, Dapire, Benson Elliot, Blackstone, Europa Capital, GMP Group, Hines, Merlin Properties, Meridia Capital, Patrizia, e Partners Group, com quem a WiredScore já se comprometeu a iniciar o processo de certificação de 34 edifícios. 

Segundo William Newton, presidente e Director Executivo da WiredScore, "a nossa missão é tornar os edifícios do mundo mais inteligentes e melhor conectados, para permitir um futuro mais colaborativo, inovador e dinâmico". É por isso que estou encantado por lançar WiredScore em Espanha e Portugal com o empenho de 13 senhorios e promotores imobiliários. Estes proprietários virados para o futuro comprometeram 34 edifícios com a certificação WiredScore e SmartScore, o que demonstra a imensa dedicação em proporcionar aos seus inquilinos as melhores experiências da sua classe".

WiredScore oferece as suas certificações WiredScore e SmartScore. A certificação WiredScore mede o nível de conectividade digital instalada num edifício residencial ou comercial e está dividida em vários níveis de certificação - WiredScore Certified, WiredScore Silver, WiredScore Gold, WiredScore Platinum. SmartScore, a última certificação da empresa lançada para edifícios inteligentes, especifica que qualidades e ferramentas constituem um edifício inteligente e certifica-a com base nesse padrão. Ambas as certificações ajudam os proprietários a comunicar a sua conectividade como um activo valioso àqueles que aí vivem ou trabalham, levando a períodos de vazio mais curtos e a um aumento do preço de aluguer por metro quadrado.

Já David Brush, Chefe de Investimento da Merlin Properties, salienta que os seus clientes "estão cada vez mais concentrados nas comodidades, serviços e capacidades tecnológicas dos edifícios que ocupam. Isto é particularmente verdade no que diz respeito à conectividade digital no mundo pós-pandémico, onde muito mais da sua actividade comercial se está a deslocar para a nuvem. Com uma certificação WiredScore, em vez de confiar simplesmente nas nossas representações, os inquilinos podem também ter confiança de que os nossos edifícios possuem a infraestrutura digital necessária para satisfazer as suas necessidades".

Além disso, WiredScore disponibilizará o seu programa AP (Accredited Professionals), que foi concebido para profissionais que trabalham com promotores e proprietários no sector imobiliário comercial. Na Península Ibérica, WiredScore já conta com 18 profissionais acreditados, pertencentes a 11 empresas como Deerns, Cushman e Wakefield, CBRE, WSP e Arup.

Para Jose Mittelbrum, Director Nacional de Serviços de Consultoria e Transacções da CBRE Espanha: "O novo normal deixará uma polarização entre escritórios de sucesso; os que estão empenhados na experiência, digitalização, sustentabilidade e conectividade de qualidade; e os que não o estão. Neste sentido, na CBRE acreditamos em espaços para melhorar a vida das pessoas. Nos ambientes actuais de mobilidade e flexibilidade, os edifícios precisam de fornecer infraestruturas e segurança de dados. O certificado WiredScore ajuda os utilizadores a compreender o nível de conectividade, proteção e resiliência que o edifício oferece, proporcionando também credibilidade e transparência ao mercado relativamente aos escritórios com conectividade adaptada às necessidades dos ocupantes e utilizadores do escritório".