CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Mercado industrial português na 'mira' dos investidores internacionais

30 de setembro de 2019

Tem vindo a aumentar o interesse de investidores internacionais, no mercado industrial português, revela a consultora Worx, na análise do desempenho do primeiro semestre deste ano. 

O relatório indica que o mercado industrial / logístico português seguiu a tendência do período homólogo anterior, continuado o foco na expansão e modernização das plataformas existente e na construção de novas instalações.

Sendo esta uma classe de activos das mais procuradas em toda a Europa, perspectiva-se que, com um aumento futuro da oferta nacional, será uma oportunidade na qual a prime yield portuguesa neste sector possa tornar-se mais apelativa.

"A manutenção da procura de equipamentos que proporcionem a junção de escritórios e armazéns, bem como as exigências de modernização e versatilidade, têm feito com que as rendas prime das zonas de Lisboa tenham apresentado uma estabilização genérica comparativamente com o período homólogo anterior, apenas as zonas 1 e 7 apresentam ligeiros aumentos", revela a consultora.

A Worx refere que o crescente aumento do comércio online tem trazido uma série de novas exigências e adaptações das plataformas logísticas para fazer face às exigências de um serviço mais eficiente e capaz de responder de forma célere aos consumidores; mais do que nunca, a rapidez e personalização no atendimento são critérios requeridos pelos consumidores que, com a vasta oferta que dispõem, rapidamente encontram alternativas.

Tendências

Existiu, neste primeiro semestre de 2019, uma procura por activos no centro de Lisboa e Porto. O interesse por parte de inquilinos e investidores internacionais revelou-se superior face a períodos homólogos.

  • Os grandes centros urbanos serão alvo de procura por parte dos operadores logísticos que pretendem proximidade ao cliente e tornar o seu processo de distribuição mais célere.
  • A confirmar-se a entrada na Amazon no mercado português em 2018 através de um investimento numa plataforma logística de dimensão considerável, podemos antever o interesse de outros operadores internacionais no nosso mercado.
  • Portugal apresenta uma margem significativa de crescimento no e-commerce, estando ainda muito aquém de números alcançados por outros países europeus. A tendência será de aumento com repercussões directas na entrada de novos players no mercado, nacionais e internacionais.