CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Lisboa sobe para o 46º lugar do Ranking Mundial no Retail

6 de julho de 2016

Lisboa sobe para o 46º lugar do Ranking Mundial nos mercados mais atractivos de Retail e a cidade do Porto ocupa a 93ª posição. No topo do Ranking encontra-se Londres e mantém a posição de mercado mais internacional no que respeita a presença de marcas.

Segundo o estudo com a nona edição do estudo “How Global is the Business of Retail?” da consultora CBRE, As cidades na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) dominam metade dos 10 principais mercados globais ocupados por retalhistas internacionais.

O relatório de 2016 mostra que 57,9% dos retalhistas internacionais têm presença em Londres. O Dubai surge em segunda posição, com 57%, seguido de Xangai (54,4%), Nova Iorque (46,6%) e Singapura e Moscovo juntas em 5º lugar (46%).

Portugal está em 30º lugar entre os 61 países contemplados neste estudo, registando 34,1% dos retalhistas internacionais presentes no país em 2016. Lisboa surge em 46º lugar do ranking de 190 cidades globais com 33,3% e a cidade do Porto, 93ª colocada, 24,3%.

"Este estudo vem mostrar uma tendência ascendente nos rankings de Portugal e principais cidades do país, o que está em linha com a dinâmica a que vimos assistindo no comércio de rua nestas duas localizações. Em 2016 estamos a assistir à entrada de um conjunto de retalhistas de diferentes sectores de actividade no nosso mercado, o que certamente terá reflexos em futuros rankings que venham a ser elaborados. Parte desta dinâmica está associada ao crescimento do número de turistas que nos visita, o que a par com o momento particularmente activo do sector da reabilitação urbana, tem permitido disponibilizar no mercado novo 'stock' de espaços comerciais", revela Carlos Récio, Diretor da agência de Retail da CBRE.

No geral, a actividade de retalho internacional teve um crescimento de 3,1%. Os retalhistas focaram-se num diverso conjunto de mercados no mesmo período e 90% das cidades acolheram pelo menos uma nova entrada em 2015 e 30% dos mercados em análise abriram pelo menos 10 novas marcas.

Londres tornou-se ainda na segunda cidade europeia mais procurada por novos retalhistas, com a entrada de 39 marcas – mais de metade das quais com origem em França ou nos EUA.