CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

Lisboa: nasce uma nova praça no Alto de São João

14 de junho de 2017

Apesar de ser um amplo espaço, a Parada do Alto de S. João nunca teve as características de uma verdadeira praça, um local de lazer e de estreitamento de relações entre vizinhança.

O estacionamento é desordenado e agressivo, o excesso de área rodoviária é patente e até o atravessamento pedonal para o maior cemitério de Lisboa não se perspectiva como coisa fácil.

No âmbito do programa Uma Praça em Cada Bairro, nos seus cerca de 17.240m2 vai nascer uma nova área de convivência e estadia, mais amiga dos peões e das bicicletas, e com maiores espaços verdes.

A intervenção proposta pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), e cujos planos foram dados a conhecer à população na semana passada, apenas deverá arrancar no próximo ano.

 

 

 

A autarquia pretende dar o protagonismo aos peãos e não aos automóveis sem contudo reduzir o número de lugares de estacionamento.

Outras medidas previstas passam pelo alargamento dos passeios, a introdução de mais vegetação, o aumento dos espaços verdes, a instalação de um quiosque esplanada, um parque infantil, o ordenamento da circulação e do parqueamento automóvel – passando este a ser efectuado em dois anéis daquela praça, um interior e outro exterior, que oferecerão 234 lugares, por oposição aos actuais 217. A construção de um silo automóvel está também a ser considerada. As alterações têm um orçamento estimado em 800 mil euros.