CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Lisboa finalista do Prémio iCapital – Capital Europeia da Inovação

1 de agosto de 2018

A cidade de Lisboa é finalista do Prémio iCapital – Capital Europeia da Inovação –  no âmbito do Horizonte 2020, a par com Aarhus, Antuérpia, Atenas, Bristol, Gotemburgo, Hamburgo, Leuven, Madrid, Toulouse, Umeå e Viena.

O anuncio das cidades finalistas da edição deste ano foi feito por Carlos Moedas, Comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação. Os finalistas apresentarão as suas estratégias de inovação na sessão «iCapital Stories» durante a semana europeia das regiões e cidades, em Bruxelas, a 10 de Outubro. O primeiro prémio tem um valor de 1 milhão de euros, recebendo as cinco finalistas 100 mil euros cada. O prémio distingue também algumas cidades finalistas especialmente reconhecidas pelo seu esforço para promover a inovação.

A capital vencedora será anunciada na Web Summit em Lisboa, a 6 de Novembro, pelo Comissário Carlos Moedas, responsável europeu pelo Programa Horizonte 2020, o actual programa de investigação e inovação.

Este é um prémio monetário anual para a cidade europeia que melhor demonstre a sua capacidade de utilizar a inovação para melhorar a vida dos seus cidadãos. São, nomeadamente, de cidades que contribuem para ecossistemas de investigação dinâmicos e abertos, envolvem os cidadãos no processo de governação e tomada de decisões e utilizam a inovação para melhorar a sua resistência e sustentabilidade.