CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Lisboa: conhecer a sua história pelo solo que pisamos…

17 de abril de 2017

Os pavimentos da cidade de Lisboa também contam a sua história e este é o mote para a exposição “Debaixo dos nossos pés” que será inaugurada amanhã no Torreão Poente do Museu de Lisboa.

“Esta exposição começou com uma ideia um bocadinho estranha, há muito tempo, que era tentar fazer a história de Lisboa através dos seus pavimentos”, disse à Lusa a Coordenadora do Teatro Romano do Museu de Lisboa e uma das Comissárias da exposição, Lídia Fernandes.

O projecto conta com amostras de pavimentos da cidade desde a pré-história até à época contemporânea, como a terra, as estradas romanas e a calçada portuguesa, e destaca os diversos materiais e técnicas utilizadas.

“Nós destacamos a terra, que num primeiro momento é o mais presente, o mais fácil de trabalhar e o que implica menos tecnologia, depois a argila e o barro, que misturado de várias formas e com recurso a diversas tecnologias fabrica pavimentos e por fim a pedra, que já implica técnicas de construção e é material mais difícil, mais sofisticado”, explicou a arqueóloga e uma das comissárias da exposição, Jacinta Bogalhão.

Esta mostra permite também perceber a evolução económica e social da cidade, uma vez que os recursos disponíveis foram sofrendo alterações ao longo dos tempos: “essa alternância entre soluções mais complexas e boas também tem a ver com a própria economia, com a sociedade da época“, acrescentou.

 

Da terra à pedra…

Na época romana, a infraestrutura social e económica permitia a criação de soluções mais complexas e impactantes nos pavimentos, já na idade média, com as alterações na história, os recursos e os meios à disposição eram mais reduzidos.

O objetivo do projecto é fazer com que as pessoas “olhem para o chão que pisam” e percebam que aquilo que hoje parece “tão evidente” é o resultado de várias tentativas que correram bem e mal e que deram origem a uma evolução da pavimentação “feita de erros, avanços e recuos”, acrescentou Lídia Fernandes.

Para a comissária, a evolução da pavimentação pode ser considerada como uma “causa-efeito da evolução urbana”, uma vez que é a resposta às novas necessidades que suscita a “experimentação de soluções” que têm de ser encontradas para que a cidade possa evoluir.

Um dos principais destaques da mostra é o sistema “Mac Adam” que surgiu com o aparecimento dos veículos de transporte e que consiste na criação de um pavimento com vários níveis em que a pedra utilizada aumenta de tamanho do fundo para a superfície, o que permite uma maior estabilidade do veículo e confere impermeabilidade ao solo.

A possibilidade de expor alguns dos moldes utilizados para fazer os “desenhos” da calçada portuguesa é outra atracção da exposição.

A mostra conta ainda com uma zona interactiva em que os visitantes podem utilizar antigos tabuleiros de jogo feitos em pedra nas soleiras das portas das casas nos séculos XIX e XX.

Jacinta Bogalhão acrescenta ainda que este projecto pretende “mostrar resultados inéditos” que ainda não tinham sido trazidos ao público, evitando que “sejam destruídos sem serem mostrados”.

A exposição é inaugurada terça-feira, às 18:30 e estará disponível para visita até ao dia 24 de Setembro, de terça a domingo, das 10:00 às 18:00.

 

Exposição DEBAIXO DOS NOSSOS PÉS

– Pavimentos Históricos de Lisboa

 

MUSEU DE LISBOA - TORREÃO POENTE

Inauguração: 18 de abril, 18h30