CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

Lisboa: Bloco de apartamentos no antigo cinema Odeon

18 de abril de 2017

A promoção ainda não é do conhecimento público, mas a  Câmara de Lisboa vai analisar um projecto de arquitectura para transformar o antigo cinema Odeon, encerrado desde os anos 90 do século passado, num edifício com 10 apartamentos e uma loja, condicionado à preservação de traços históricos.

Segundo a proposta que vai ser discutida na reunião privada de quinta-feira, em causa está um pedido de licenciamento feito em Março de 2016 pela Grand Odeon Properties Lda., proprietária do imóvel situado nas ruas dos Condes e das Portas de Santo Antão, na freguesia de Santo António.

 “A proposta preconiza uma alteração de uso do edifício (Cinema Odeon), passando a ter usos habitacional (10 fogos) e terciário (um espaço comercial), com introdução de estacionamento em cave, sendo conservada a volumetria do edifício e as suas fachadas e parte do interior, nomeadamente a boca de cena, laterais das coxias e parte do tecto”, aponta a proposta assinada pelo vereador do Urbanismo, Manuel Salgado.

Além da alteração do uso do espaço, projecta-se uma ampliação da superfície de pavimento, que passa de 2239,36 metros quadrados para 2734,16 metros quadrados.

O edifício encontra-se numa Zona de Protecção da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Chamada a pronunciar-se, a DGPC emitiu um parecer favorável condicionado à “realização de sondagens arqueológicas de diagnóstico, cujos resultados poderão introduzir alterações ao projecto”, à “preservação das caixilharias/carpintarias dos vãos exteriores do piso térreo nos dois arruamentos” e ainda à “execução da caixilharia das novas trapeiras em ferro ou madeira”.

Por seu lado, os serviços camarários exigiram a entrega de um estudo hidrogeológico e de dados sobre a caixilharia nova a utilizar nas fachadas, “por forma a aferir da sua adequação às características arquitectónicas do edificado”, assinala a proposta.

Odeon: inaugurado em 1927 e fechado nos anos 90...

O documento adianta que o gabinete do ministro da Cultura autorizou a “afectação do antigo Cinema Odeon a actividade diferente”.

Localizado junto ao Coliseu dos Recreios, o Cinema Odeon foi inaugurado em 1927 num edifício em estilo ‘art déco’, acolhendo filmes do cinema mudo e sonoro e outros espetáculos, nomeadamente de teatro radiofónico.

O cinema encerrou nos anos 90 do século passado, numa altura em que só projectava filmes pornográficos.

O edifício foi esvaziado do seu recheio e as fachadas encontram-se atualmente vandalizadas e em mau estado.

 

Fotografias de Gastão de Brito e Silva RUIN’ART sobre o estado de abandono a que foi voltado o imóvel do antigo Cine-Tetro Ódeon