CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Invenio estuda expansão da actividade para mercado de Lisboa

17 de julho de 2018

A Invenio Engenharia, empresa especialista na construção, reabilitação e reconstrução de edifícios, tem a seu cargo várias obras na baixa do Porto e na região do Douro, mas pretende alargar a sua actividade para outras regiões do país.

De acordo com Francisco Paiva Ribeiro, administrador da Invenio, “a região de Lisboa deverá ser a próxima etapa de crescimento” da sociedade de construção civil e obras públicas, totalmente nacional, “com uma estrutura operacional que detém mais de 30 anos de experiência no sector da construção e imobiliário”.

“Neste momento estamos a analisar a reconstrução de três edifícios em Lisboa. É um mercado que nos interessa”, destaca. A empresa está a analisar também a oportunidade de intervir numa quinta histórica, localizada em Sintra.

Contudo, formalmente, a Invenio iniciou actividade em 2013, e daí para cá já realizou um conjunto de obras de reabilitação, tendo em carteira vários outros projectos. Uma situação que se deve também ao facto de ter conseguido cativar um conjunto de profissionais – “alguns que estavam a trabalhar no exterior, há 10/15 anos”, e que são uma mais-valia da empresa”, refere.

“Neste momento, a Invenio tem 10 obras em curso”, destaca. “As obras estão a ser feitas por um conjunto de empresas de subempreiteiros, cuja estrutura e organização, é coordenada pelos engenheiros e encarregados da Invenio”, acrescenta.

Francisco Paiva Ribeiro garante que o “plano de negócios da Invenio está muito bem definido”, sendo que os principais clientes são “empresas de investimentos e fundos fechados”. Acrescenta que “temos vindo a crescer, com uma boa taxa de retorno”, mas isso deve-se, na sua opinião, “à relação de proximidade com o nosso cliente”.

Destaca, ainda, “acompanhamos o nosso cliente”, e a nossa postura “é fazer parte da solução e não do problema”. A empresa tem realizado intervenções em edifícios degradados, em ruína e devolutos, criando espaços habitacionais, comerciais e hoteleiros que se destacam pela qualidade de construção, respeito pela traça original e estética cuidada.

Sediada no Porto, a Invenio pretende ser reconhecida como uma empresa que procura a sustentabilidade da sua actividade, aliando à criação de valor a garantia de transparência na relação com todos os intervenientes.

A Invenio vai reabilitar um antigo palacete na zona histórica da Invicta, mais propriamente na Rua de São João, para o transformar num hotel de luxo. Uma intervenção que atinge os 2,7 milhões de euros. As obras de reconstrução, que já foram iniciadas, têm um prazo de execução de 15 meses. A empresa estima que o edifício do século XVIII, que se encontrava abandonado, fique totalmente concluído no segundo semestre de 2019. O projecto é do arquitecto João Figueiroa e pretende “evocar o Porto burguês do século XVIII”. O edifício começou por ser a habitação de uma família burguesa, tendo sido depois usado como armazém de mercearias.

Algumas obras em curso

A Invenio tem várias obras em curso, em que se destaca a construção de um hotel de turismo de habitação, na Quinta do Saião (produtora de vinho do Porto e azeite), em Vila Nova de Foz Côa, aproveitando o conjunto habitacional muito degradado onde outrora habitavam os trabalhadores da quinta.

Um conjunto de outras obras fica localizado na baixa do Porto. É o caso de um antigo palacete, na zona de Cedofeita (perto da Praça Carlos Alberto, no Porto). Este imóvel está a sofrer uma intervenção profunda, de modo a dotá-lo de 12 novos apartamentos (com aparcamento), destinadas a habitação de qualidade, jardins e zonas de lazer.

Outro edifício, localizado no Passeio das Fontainhas – com vistas privilegiadas sobre o Rio Douro e a Serra do Pilar –, está a sofrer uma reconstrução, e é destinado a uma residência unifamiliar.

A Invenio está também a reconstruir, de forma profunda, um outro edifício, localizado na Rua do Monte dos Judeus, que dará origem a nove habitações.

Nos Guindais, em frente ao Rio Douro, está em obra um edifício que albergará seis pequenos apartamentos.

Localizado na Rua das Fontainhas, destaca-se uma antiga pensão, que está a sofrer uma intervenção de modo a dotar o edifício de sete novas fracções, destinadas a habitação.

Localizado na Rua de Sá da Bandeira (em frente ao Mercado do Bolhão, Porto), a Invenio está a proceder a uma intervenção profunda num edifício, que prevê 15 novas habitações e um espaço comercial.

Artigo de: Elisabete Soares