CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Uma casa flutuante, sustentável e confortável no Mar Mediterrâneo

8 de abril de 2019

O atelier de arquitectura Mano de Santo e KMZero, Open Innovation Hub, parte do Martinez Group, conceberam ‘Punta de Mar’, a primeira casa flutuante, dinâmica e inovadora em Espanha.

Este projecto inovador, promovido pela startup Punta de Mar, pretende levar o conceito de turismo de experiência a um outro nível, encontrando-se já o seu primeiro protótipo colocado no Club Náutico de Denia, no Mar Mediterrâneo.

Trata-se de uma plataforma flutuante, resultado de um projecto arquitectónico rigoroso e minimalista, sendo simultaneamente funcional e respeitador do meio ambiente. Ao ajudar a promover uma experiência sensorial com tudo o que o rodeia, o projecto promove uma profunda integração no ambiente natural, juntando intimidade, conforto, relaxamento e sensação de bem-estar nos seus ocupantes. Isto, em parte, só é possível graças à estrutura de vidro da Guardian Glass, um dos parceiros estratégicos do projecto, que seleccionou e disponibilizou o vidro, bem como o suporte técnico necessário no que se refere às possibilidades de aplicação de vidro neste novo e pioneiro projecto empresarial localizado na costa do Mar Mediterrâneo e no qual já todos falam.

Frances de Paula García, arquitecto do escritório Mano de Santo, revela que a escolha da Guardian Glass para este projecto fundamentou-se porque "a empresa disponibiliza o vidro mais eficiente. Tendo em conta as características deste projecto, onde foi necessário dar resposta a exigências extremas, procurámos a excelência. Um outro factor importante foi poder contar com o seu suporte técnico”.

A estrutura flutuante utilizou uma estrutura envidraçada com vidros triplos Guardian que garantem uma maior poupança energética, segurança e isolamento acústico.

O arquitecto reforça: “A importância do vidro, e dos outros materiais que escolhemos, tem sido fundamental. Com eles, procuramos uma relação plena com a envolvente. Em particular, o vidro deve ter um desempenho em termos de transparência que permita isso (aparte o isolamento), assim como assegurar vãos de grandes dimensões para resolver também a questão do conforto. A isto junta-se o facto de o vidro utilizado na sala de estar da casa permitir uma experiência de 360 graus. Os hóspedes sentem-se parte integrante da paisagem envolvente. É uma experiência de integração total e o vidro torna-se fundamental para conseguir isso”.

Do mesmo modo, e como complemento ideal ao vidro, destacam-se os vãos de correr utilizados no projecto, permitindo a máxima abertura de portas e janelas com recurso ao uso de perfis reduzidos de alumínio, que oferecem vistas desobstruídas e garantem a máxima entrada de luz natural”.

Com uma área total de 74m2, o pavilhão foi concebido para duas pessoas e está dividido em dois pisos, com um design e equipamento minimalistas. Os 40m2 do primeiro piso dividem-se num camarote em suíte e um terraço privado que serve como extensão do espaço interior. Os 34m2 do segundo piso são um convés para relaxamento, uma área idealizada para a descontracção. Todos os espaços têm boa iluminação e garantem a possibilidade de música ambiente.

Um projecto sustentável

Punta de Mar é uma iniciativa turística sustentável que não produz resíduos porque é uma estrutura modular com um sistema baseado no “Plus & Go”. Além disso, integra-se com a envolvente e usa materiais com um baixo impacto ambiental. Outro benefício refere-se ao facto de a estrutura poder ser rebocada por água bem como facilmente transportada por estrada. O que significa que a Punta de Mar pode ser deslocada para diferentes paisagens naturais e cenários que tenham ligações a abastecimento de energia eléctrica (como marinas ou praias privadas de hotéis) de forma a oferecer experiências únicas e exclusivas aos hóspedes.