CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

Suíça: aldeia abandonada transforma-se em hotel

31 de julho de 2018

A pequena aldeia de Corippo, no Cantão ‘italiano’ de Ticino, no sul da Suíça, tinha, em meados do séc. XIX, uma população de 300 habitantes, hoje restam apenas 12 e uma quantidade enorme de casas de pedra devolutas.

Há décadas que o vilarejo vem assistindo ao seu abandono e desertificação, não obstante, em 1975, ter sido classificado como património nacional a preservar.

Para dar à aldeia um novo fôlego de vida, a Fundação Corippo, criada no mesmo ano em que o lugar foi classificado, apresentou um projecto que visa transformar a aldeia num resort a céu aberto.

A aldeia vai transformar-se num inovador hotel, onde a futura recepção irá ocupar o espaço do actual bar/taberna, a praça central será o foyer, as ruelas os corredores da unidade hoteleira e as casas os quartos e suites – segundo informou Fabio Giacomazzi, arquitecto da Fundação Corippo.

O investimento ascende a 3,25 millhões de francos suíços (2,79 M€).

Segundo as perspectivas mais optimistas, a primeira fase da futura aldeia/hotel de Corippo deverá abrir portas já no Verão de 2019.

Situada nas encostas de de uma montanha do Vale de Verzasca, muito perto do Lago Vogorno e da fronteira com a Itália, a rejuvenescida aldeia espera receber a visita de muitos hóspedes curiosos em relação a esta inovadora experiência hoteleira, tanto da Suíça, como de Itália, ali tão perto.

Veja o vídeo AQUI