CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Pedras portuguesas mostram-se à Europa

20 de maio de 2016

A Experimentadesign vai inaugurar, na quarta-feira, o projecto Primeira Pedra, no âmbito da 15.ª Exposição Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza, com a presença, entre outros, dos arquitectos Álvaro Siza, Alejandro Aravena e Bijoy Jain.

O projecto tem como objectivo divulgar, pesquisar e desenvolver a pedra portuguesa, e terá vários momentos com o envolvimento de 35 arquitectos e designers portugueses e estrangeiros.

De acordo com a Experimentadesign, esta primeira apresentação do projecto chama-se Resistance e é inaugurada às 17:00, na Giudecca, com projectos do português, e representante oficial de Portugal na bienal, Álvaro Siza Vieira, da britânica Amanda Levete, do estúdio chileno Elemental, dirigido por Alejandro Aravena (Prémio Pritzker de Arquitectura 2016), do indiano Bijoy Jain, director do Studio Mumbai, e da sueca Mia Hägg.

 

Pedra: da extracção à aplicação…

 

Na primeira fase, o projecto centra-se mais em conceitos, juntando o trabalho e as ideias dos cinco arquitectos internacionais, e a apresentação de uma instalação de luz digital, que oferece aos visitantes da exposição uma experiência sensorial da pedra portuguesa.

No centro do projeto vão estar arquitetos, designers de produto e designers gráficos, sobretudo estrangeiros, que vão ser convidados a desenvolver trabalhos que foquem o material em bruto e processado, mas também o local da extracção, as pedreiras, a envolvente sócio cultural e o papel na paisagem e no ambiente.

 

Pedra portuguesa já foi mais conhecida…

 

Quando o projecto foi apresentado, em Lisboa, este mês, Guta Moura Guedes alertou que a pedra portuguesa "não é, neste momento tão conhecida como já chegou a ser, e não tem a imagem que deveria, para ser devidamente valorizada".

Um dos objectivos do programa é sensibilizar para as especificidades da pedra portuguesa e para a indústria que lhe está associada, num total de 1500 empresas do setor, das quais 40 estão associadas ao ‘cluster’ da pedra natural.

Esta primeira apresentação do projecto, para o qual foi convidado o primeiro-ministro português, António Costa, é inaugurada às 17:00, na Giudecca, com projectos de Álvaro Siza, da britânica Amanda Levete, do estúdio chileno Elemental,  curador desta Bienal, do indiano Bijoy Jain, director do Studio Mumbai, e da sueca Mia Hägg.

Seguem-se Milão (Fuorisalone di Milano, Abril 2017), Nova Iorque (NYC Design Week, Maio 2017), Basileia (Art Basel, Junho 2017), Londres (London Design Festival, Setembro 2017) e Dubai (Dubai Design Week, Outubro 2017).

 

Granitos, mármores, xistos, …

 

O projecto tem como matéria-prima diversos tipos de pedra portuguesa, de diversas regiões do país, nomeadamente rochas ígneas (granitos, gabros, sienitos, etc.), rochas metamórficas (mármores, xistos metamórficos e outras, como gneisses e serpentinitos) e rochas sedimentares (fundamentalmente calcários, dolomitos e brechas).

O projecto foi aprovado no âmbito dos fundos comunitários do Quadro 20/20, através do programa Compete, numa candidatura liderada pela Assimagra - Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins.

 

Lusa/DI