CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

Património brasileiro ao alcance de um clique!

19 de agosto de 2019

O Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHA) do Brasil permite o acesso online a milhares de textos, vídeos, imagens e documentos sobre o património material e imaterial brasileiro.

Desde sua fundação, em 1937, o Iphan tem recolhido e conservado um dos maiores acervos bibliográficos, documentais e iconográficos do Brasil. Entre os anos 40 e 60 do século passado, o Iphan reuniu um extenso material histórico em resultado da ampliação de sua actuação e, nas décadas seguintes, recebeu inúmeras doações de pessoas físicas e jurídicas. A partir de 2011, deu prioridade à digitalização dos acervos e suas condições de guarda e conservação.

Ao todo, são 13 bibliotecas que guardam mais de 500 mil livros e periódicos, e estão interligadas entre si e às principais bibliotecas do país. Nos arquivos do Iphan estão 5,5 km lineares de textos, 411 mil imagens, mapas e fotografias e, aproximadamente, 2.000 títulos de audiovisuais, entre os quais os documentários do Etnodoc. Estes últimos, formam uma colecção de documentários etnográficos que apresentam diversidade de estilos e narrativas e despertam o interesse de instituições educacionais e culturais, bibliotecas comunitárias e cineclubes.

Um dos mais importantes acervos do Iphan é o Arquivo Central que reúne os dados registados sobre os bens catalogados como Património Material, nos Livros do Tombo (Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; Histórico; das Belas Artes; e das Artes Aplicadas). O Património Imaterial está agrupado por categoria e inscrito nos Livros de Registo (dos Saberes; das Celebrações; das Formas de Expressão; e dos Lugares).

As Cartas Patrimoniais compõem outro acervo de grande valor e apresentam as recomendações referentes à protecção e preservação do Património Cultural, elaborados em encontros em diferentes épocas e partes do mundo. Somam-se a esses acervos, os títulos publicados pelo Iphan que proporcionam ao público em geral o acesso a obras essenciais ao conhecimento do Patrimônio Cultural Brasileiro. Ao longo de quase oito décadas de trabalho, foram editadas mais de 1.500 obras relacionadas com as actividades de preservação, avaliação histórica, registo e valorização desse património e a projectos de restauração e recuperação de centros históricos em todas as regiões do Brasil.

VejaAQUI