CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Mercado europeu de investimentos ultrapassou os 100 mil M€ no 1º semestre

21 de outubro de 2019

O mercado europeu de investimentos comerciais ultrapassou os 100 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2019, representando um declínio de 13% em comparação com o resultado do primeiro semestre de 2018. Também a participação de investimento estrangeiro teve menos 10% que no período homólogo de 2018, totalizando os 50 mil milhões de euros.

De acordo com WMarket Review da consultora imobiliária Worx, os investidores europeus tiveram como alvo, no primeiro semestre deste ano, uma variedade de activos: a Allianz comprou um portefólio de logística de 405 milhões de euros na Suécia, a Savills IM adquiriu um portefólio de comércio em França por 300 milhões de euros, enquanto a Warburg-HIH & Hana AM comprou um prédio de escritórios em Amesterdão por 256 milhões.

A maior transacção foi a 25 Canada Square em Londres, comprada pelo Citigroup por 1,3 mil milhões de euros.

Comparado a um ano 2018 muito activo, o primeiro semestre de 2019 viu uma diminuição no investimento do Médio Oriente que permanece abaixo da média.

A consultora avança ainda que no mercado português o investimento comercial já ultrapassou este ano os 1,5 mil milhões de euros, notando-se uma certa desaceleração em relação ao ano transacto, o qual fechou com cerca de 3,1 mil milhões de euros em investimento comercial, fruto de operações ímpar. Estima-se que o ano corrente feche  em cerca de 2 mil milhões de euros. Este decréscimo poderá consolidar o amadurecimento do mercado. A percentagem deste valor com origem no estrangeiro é de cerca quase 90%, sendo que os Estados Unidos, a Alemanha e a França compõem o pódio dos países com maior volume de investimento.

Entre os negócios mais sonantes neste último trimestre está a compra do Algarve Shopping e do Albufeira Retail Park pela francesa FREY, à Iberia Coop por cerca de 180 milhões de euros, para um total de aproximadamente 60.000 m² de espaço de comércio entre os dois centros.

Salienta-se também a venda, por parte da Imofundos de um Portefólio de imóveis na área de logística e industrial, à M7 Real Estate, por cerca de 30 milhões de euros. Este conjunto de imóveis, com mais de 60.000 m² foi assessorado pela WORX, Real Estate Consultants.