CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hotéis que foram prisões

14 de maio de 2017

Com “estadias” mais ou menos demoradas, e abstraindo o conforto e a liberdade ou a falta dela, hotéis e prisões têm algumas afinidades… Talvez por isso, ao longo da história e nas mais diferentes localizações e continentes, hoteleiros e investidores não tiveram pejo em adaptar a unidades hoteleiras estabelecimentos prisionais, muitos dos quais muito pouco recomendáveis ou, até mesmo, com um passado sinistro.

 

The Liberty Hotel em Boston - EUA

O The Liberty Hotel resulta da transformação da prisão de Charles Street, em Boston, capital do Estado do Massachusetts, nos EUA, monumento histórico e uma preciosidade arquitectónica construída em 1851.

Pela prisão passaram nomes sonantes da história dos EUA, como o Governador do Estado James Michael Curley, o activista negro Malcom X ou Sacco e Vanzetti, anarquistas italianos condenados à morte na década de 1920.

Em 1990 as autoridades do Estado resolveram fechar o presídio devido à sobrelotação de presos.

Propriedade do Hospital Geral de Massachusetts, o imóvel viria a abrir no Verão de 2007 como hotel de luxo, tendo por base um projecto de reabilitação e readaptação dos atelier Cambridge Seven Associates e Ann Beha Architects.

Proporcionando uma vista soberba sobre o rio Charles, no centro de Boston, o The Liberty Hotel possui 300 quartos e suites e integra a Starwood Luxury Collection Hotels. Uma noite em quarto de casal ascende entre os 322 e os 796 dólares.

 

Malmaison Oxford Hotel – Reino Unido

Numa antiga prisão vitoriana que funcionou num castelo medieval do burgo, o Malmaison Hotel é uma das mais charmosas unidades hoteleiras da velha cidade britânica, conhecida pela sua ancestral universidade.

Possui 95 quartos e suites acolhedores, distintivos de um hotel de grande charme, dos quais 38 resultam do reaproveitamento das antigas celas. O preço de estadia por noite para quarto de casal varia entre as 215 e as 465 libras em suite executiva (254 e os 550 euros).

 

Het Arresthuis em Roermond - Holanda

De 2000 a 2002, a velha prisão de pequenos delitos ficou vazia quando foi construído um moderno presidio em Keulsebaan. Nos cinco anos posteriores, a casa de detenção ainda acolheu passadores de droga, mais conhecidos por “mulas”, mas o hotel Het Arresthuis acabaria por ser construído entre 2009 e 2011 na antiga prisão, tendo sido inaugurado a 18 de Avril de 2011. As 150 celas deram origem a 40 quartos e em anexo viriam a ser construídas 4 suites de raiz.

Disponibiliza quartos luxuosos, mas não se admire se alguns, além das janelas, possuírem grades. As comodidades incluem uma sauna e um ginásio. Os preços de estadia por noite em quarto de casal varia entre os 130 e os 240 euros.

 

Hotel Katajanokka em Helsínquia - Finlândia

O hotel abriu em 2007 na prisão situada na ilha que lhe dá o nome, na capital finlandesa. A parte mais antiga do edifício remonta a 1837 e a parte principal do imóvel a 1888. O presidío viria a ser encerrado em 2002.

Obras de reabilitação e adaptação do edíficio à sua nova função prolongaram-se no tempo até que a nova e moderna unidade hoteleira, com 106 quartos, abriu portas em Maio de 2007. O preço de dormida em quarto de casal varia entre os 444 e os 484 euros.

 

Four Seasons Sultanahmet em Istambul - Turquia

O Four Seasons Sultanahmet encontra-se numa antiga prisão de estilo neo-clássico com quatro pisos construída em 1918-1919, no centro da zona histórica de Istambul. O edifício é contornado por quatro torres de guarda que delimitam um amplo pátio interior. A prisão conheceu “inquilinos” famosos da sociedade turca, desde oposicionistas a muitos intelectuais.

Foi só em 1992 que as instalações do antigo presídio, entretanto votadas ao abandono e degradação, conheceram um projecto de reabilitação, que pretendia transformá-lo num dos hotéis mais sofisticados da segunda cidade mais importante do país. O hotel viria a abrir ao público quatro anos mais tarde.

Este 5 estrelas conta com 54 quartos e 11 suites, apresenta um pátio ajardinado, acomodações de luxo com obras originais de artesãos turcos, e muitas outras mordomias dignas da insígnia four seasons. Os preços de estadia variam entre os 260 euros e os 1200 euros por quarto de casal/noite.

 

Långholmen Hotel em Estcolmo - Suécia

Situado na longa, rochosa e estreita ilha de Långholmen, na capital sueca, o Långholmen Hotel ocupa as instalações da antiga prisão que aí pontificou durante 250 anos.

A origem do edifício remonta a 1649, quando um rico cervejeiro sueco alugou grande parte da ilha e começou-a a cultivar, acabando por construir uma imponente residência, que viria a ser adquirida pelo Estado em 1724 e transformada em prisão.

O estabelecimento prisional atraiu para a ilha novas edificações, grandes quantidades de terra agrícola foram transportadas para a ilha rochosa e mais de três mil árvores foram plantadas pelos presos. E o que era uma ilha agreste e despida transformou-se num verdadeiro jardim de Estocolmo. A prisão viria a ser encerrada apenas em 1975.

Durante anos os vários edifícios da prisão entraram em decadência ao ponto de muitos terem sido demolidos; Os reselientes integraram, em 1989, o Långholmen Hotel e a Pousada da Juventude anexa.

O hotel de 4 estrelas possui 102 quartos, situa-se perto de uma praia e tem restaurante próprio e 16 salas de reunião. Integra igualmente um interessante museu da prisão.