CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Holanda: Breda ganha Prémio Cidade Acessível 2019

5 de dezembro de 2018

A cidade holandesa de Breda ganhou prémio Cidade Acessível 2019 por se tornar mais acessível aos cidadãos com deficiência. O prémio foi atribuído à cidade dos Países Baixos, por esta empenhadamente e de forma continuida não ter cessado de introduzir melhorias para facilitar a vida das pessoas com deficiência.

O Prémio Cidade Acessível foi entregue na manhã de ontem, em cerimónia realizada em Bruxelas.

Na cerimónia de entrega do prémio, a Comissária Europeia responsável pelo Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen, declarou: «Muitas vezes, as pessoas com deficiência sentem-se isoladas por não terem acesso aos espaços públicos ou aos transportes. Em Breda, os espaços públicos, como parques e lojas, por exemplo, são acessíveis a todos os cidadãos. As tecnologias digitais garantem que todos os cidadãos possam utilizar os transportes públicos para se deslocar na cidade. Esses investimentos valem a pena: o turismo prospera graças aos esforços desenvolvidos pela cidade em prol da inclusão. Num futuro próximo, a Lei Europeia da Acessibilidade complementará os esforços de Breda ao fixar normas europeias de acessibilidade no domínio dos produtos e dos serviços essenciais. Os nossos esforços combinados a nível local e europeu são um factor de mudança para os mais de 80 milhões de europeus com deficiência.»

Para a edição de 2019 do prémio Cidade Acessível, a Comissão Europeia recebeu 52 candidaturas. A cidade de Évreux, em França, e a de Gdynia, na Polónia, ficaram no segundo e terceiro lugar. O júri elogiou Évreux pela atenção especial que presta às deficiências invisíveis e Gdynia pelas iniciativas desenvolvidas para incluir as pessoas com deficiências intelectuais. Por último, Kaposvár, na Hungria, e Vigo, em Espanha, receberam uma menção especial. Kaposvár foi reconhecida pelas melhorias contínuas que tem vindo a introduzir e Vigo pela sua arquitectura inovadora numa topografia difícil.