CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

Habitação: preços sobem ± 20% nas principais cidades da China

18 de abril de 2017

O preço da habitação nas três principais cidades chinesas subiu cerca de 20 por cento em Março, face ao mesmo mês do ano passado, anunciou hoje o Gabinete Nacional de Estatísticas chinês (GNE).

Em Pequim, os preços aumentaram 20,6%, em termos homólogos, enquanto em Xangai a subida foi de 19,8%. Em Cantão, o preço do imobiliário avançou 22,9%.

Em comparação com Fevereiro, no entanto, os preços da habitação em Pequim e Cantão cresceram apenas 0,4% e 2,5%, respectivamente.

Em Xangai, o valor das casas recuou 0,1%, face ao mês anterior.

O GNE, que estuda as variações dos preços nas 70 principais cidades chinesas, assinalou ainda que 24 cidades registaram subidas homólogas, mas a um ritmo mais moderado do que o registado em Fevereiro.

Em 18 cidades os preços caíram face a Fevereiro.

Em Outubro passado, Pequim aprovou medidas para controlar a ‘bolha' no imobiliário das grandes cidades chinesas, entre as quais o aumento do pagamento inicial na compra de casa.

O Governo chinês dificultou também o acesso ao crédito.

Em 2016, o sector imobiliário da China registou uma forte expansão, com subidas em praticamente todas as 70 principais cidades do país.

As autoridades chinesas não revelam os preços médios da habitação no conjunto do país, nem a percentagem global das suas oscilações, mas divulgam as variações homólogas e mensais dos preços nas 70 maiores cidades.

 Lusa/DI