CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Fundo americano compra 80% dos activos imobiliários do BBVA

4 de dezembro de 2017

4 mil milhões de euros foi o valor que o fundo norte-americano Cerberus pagou por 80% dos activos imobiliários do Grupo BBVA, a segunda maior instituição bancária do Estado espanhol com activos avaliados em 731,85mil milhões de euros.

A venda foi anunciada no final da semana passada e constitui uma das maiores transações imobiliárias a nível europeu, demonstrando igualmente o crescente interesse para o mercado imobiliário em Espanha.

Segundo o BBVA, os activos imobiliários agora transaccionados tinham um valor contabilizado de 13 mil milhões de euros a nível do seu balanço. Ainda segundo o grupo, o BBVA conservará 20% do seu portafólio imobiliário que passaraá a ser gerido pela filiala Haya Real Estate do grupo Cerberus.

A transacção deverá estar concluída no segundo semestre de 2018, com reflexos significativos nos resultados da instituição.

Na busca de liquidez, também o Santander – o maior banco de Espanha e o 7.º maior europeu – vendeu em Agosto passado aos americanos do Grupo Blackstone activos imobiliários no montante de 10 mil milhões de euros.