CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

 

França: Hotel da Imperatriz Eugénia vendido por 12.000 euros!

25 de setembro de 2016

Já conheceu o esplendor dos tempos aureos do II Império, quando a Imperatriz Eugénia Montijo, princesa espanhola esposa do Imperador Napoleão III de França, ali se alojava anos a fio na segunda metade do séc. XIX para descansar e fazer tratamentos termais.

O “Hotel des Princes”, construído em 1860 — unidade de luxo à época —, marcava a vida da pequena estação termal de Eaux-Bonnes, nos Pirinéus-Atlânticos, impondo-se com a sua majestática arquitectura, os seus 100 metros de fachada e os seus impressionantes 175 quartos. Eaux-Bonnes era um dos muitos locais de veraneio da burguesia, de gente célebre e artistas, como o famoso pintor Eugène Delacroix. Na passada quinta-feira foi vendido em hasta judicial por 12.000 euros...

Fechado desde 1975, o recheio do imóvel foi alvo de roubo e a sua estrutura corroída pelas intempéries e o vandalismo.

 

Águas termais, estância de neve, Espanha à porta... e o Santuário de Lourdes a 55 km...

 

A bela aldeia termal está às portas de Espanha (31 km à fronteira), a 45 km de Pau — a mais importante cidade da região — e a 55 km do Santuário de Lourdes. A localidade, com 350 habitantes, conserva a autenticidade natural de um vale de montanha bem preservado e o ‘charme’  arquitectural do Segundo Império francês.

As suas águas termais são apropriadas para as maleitas do reumatismo ou para as carências respiratórias e as suas pistas de neve no Inverno são atracção na época baixa.

O comprador do imóvel na hasta judicial preferiu manter o anonimato. Especula-se quem poderá ser e que uso lhe pretenderá dar. Reabilitação do hotel, venda por apartamentos ou pura especulação...?

 O jovem presidente da autarquia , Stéphane Courtié, de apenas 38 anos, está céptico quanto ao provável desfecho, já que, na sua opinião, “seriam precisos 20 milhões de euros para o colocar (o hotel) segundo os padrões contemporâneos.” Há quem pense que não seria preciso tanto dinheiro, embora o estado do edifício seja deplorável, devido ao esventramento do telhado, e da estrutura original pouco se poder reabilitar, a não ser a escadaria monumental onde, ao cimo do corrimão, a cara da Imperatriz Eugénia continua a pontificar imperial.

 

Classificado “Monumento Histórico”

 

O arquitecto das Construções de França da região dos Pirinéus-Atlânticos, René Colonel, é mais optimista. O facto do imóvel integrar, desde  2002, a lista dos Monumentos Históricos (1) poderá ser uma mais-valia importante, pois “poderá constituir uma oportunidade para o comprador, mesmo que sujeito na reabilitação às regras e exigências das Construções de França”.  Mas o seu optimista resulta do facto de, estar em crer, que o futuro do Hotel des Princes não necessitará de obras tão avultadas como se poderá pensar. Trata-se de “uma grande caixa com vários pisos, com uma escada que distribui os diferentes níveis". "Não há um grande problema estrutural — acrescenta. “As fundações estão em boas condições, a fachada também, e a cobertura apresenta problemas. Não é preciso demolições e há condições para reabilitar de forma correcta, salvando a grande escadaria e podendo fazer-se quartos ou apartamentos espaçosos. E depois há os auxílios estatais: 10% do valor da obra, podendo os proprietários abater na tributação até 50% do investimento realizado. Todos estão interessados em que este edifício volte a ganhar vida.” — afirma.

 

(1)     – Em Fevereiro de 2015 existiam em França 43 600 imóveis protegidos como “Monumentos Históricos em França”, dos quais  14 100 classificados e 29 500 inscritos.