CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Espanha : Martinsa-Fadesa na falência

2 de março de 2015

Ao que tudo leva a crer, é uma das maiores falências entre grandes promotores imobiliários em Espanha desde o rebentamento da bolha imobiliária de 2007-2008, na sequência do “boom” do sub-prime nos EUA.

A Martinsa-Fadesa reúne hoje extraordinariamente o seu Conselho de Administração para analisar uma eventual liquidação judicial, o que constitui uma das mais importantes implosões no sector imobiliário dos últimos anos na Europa. A convocatória da reunião foi divulgada na passada sexta-feira.

A reunião surge na sequência de falta de acordo para reestruturação da dívida do Grupo, avaliado em cerca de 6,5 mil milhões de euros. Segundo refere o jornal económico “La Expansion”, com base num relatório da Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV),  “a imobiliária conta com activos avaliados em 2.392 milhões de euros para fazer face a um passivo total de 6.995 milhões de euros, dos quais 3.200 milhões correspondem a dívida a diversas entidades financeiras (Banco Popular, Abanca, Caixabank e o Sareb, órgão encarregado de gerir os activos tóxicos do sector bancário).