CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

 

 

 

Brasil: insolvente Resort de 5 estrelas de Manaus a leilão

9 de agosto de 2019

O Tropical Manaus Resort, uma das mais icónicas unidades hoteleiras da capital do estado do Amazonas, está há três meses fechado. O fornecedor de electricidade cortou a energia em virtude de uma dívida que se acumulava e ultrapassava já os 8 milhões de reais (1,8 milhões de euros).

O hotel foi colocado em leilão, não por iniciativa dos fornecedores, mas por decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima para o pagamento de dívidas a trabalhadores e ao Estado em processos que decorrem naquele tribunal.

O leilão, cujo preço-base de licitação era de 60 milhões de reais (13,5 milhões de euros) deveria ter tido lugar no passado dia 25 de Julho, mas foi suspenso por divergência entre o valor inicial de licitação e a avaliação de mercado, que aponta para cerca de 300 milhões de reais (67,4 milhões de euros).

Localizado na margem do Rio Negro, rodeado por floresta amazónica, o resort estende-se por uma área de 23,5 hectares, possui 611 quartos, incluindo cinco tipos de suites, e desde 1976, altura em que foi inaugurado, tornou-se uma referência na hotelaria da capital do Amazonas, tendo acolhido gente famosa da política, do espectáculo e da arte, tanto nacionais como internacional. O próprio príncipe Carlos, de Inglaterra, aí pernoitou.

Agora, a maior preocupação tem a ver com a continuidade do Resort, a defesa dos postos de trabalho e a manutenção e cuidados aos 230 animais, entre onça, macacos, caititus, quatis e araras que vivem no zoológico do Hotel Tropical. Sem local para serem transferidos, sobrevivem com a ajuda de voluntários.