Brasil: Hotel Nacional de Brasília comprado em leilão por 21 M€

06 de Dezembro de 2018

O icónico hotel da capital federal do Brasil foi comprado em hasta pública por cerca de 21,4 milhões de euros (93 milhões de reais), que corresponde a metade do valor da sua avaliação oficial. O desenlace ocorreu após uma primeira tentativa falhada de venda em leilão por falta de compradores a 12 de Novembro, quando o patamar base de licitação se situava nos 129,64 milhões de reais (30,7 milhões de euros).

O monumental hotel, inaugurado a 21 de Abril de 1961, um ano após o “nascimento” de Brasília como capital federal, tornou-se no local mais “badalado” da cidade, tendo ao longo dos seus 57 anos de actividade acolhido figuras ilustres desde a Rainha de Inglaterra, ao General Charles de Gaulle ou os presidentes norte-americanos Jimmy Carter e Ronald Reagan.

O imóvel, que foi avaliado em 185,2 milhões de reais, tem 43.400m2, 10 andares e 347 apartamentos e está inserido num terreno de mais de 7 hectares, passando agora a ser propriedade da empresa paulista Incorp Emprendimentos Imobiliários, a qual irá pagar os 93 milhões de reais de forma parcelada. O negócio foi homologado pela 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Pauloque destinará o produto da venda para saldar dívidas a credores da antiga empresa proprietária da hotel, a Petroforte, que foi uma das principais distribuidoras de combustível do país e que entrou em colapso financeiro.