CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Aquila Capital entra no mercado dos centros de dados com o primeiro investimento na Noruega

27 de novembro de 2020

A Aquila Capital, especialista em activos reais com sede em Hamburgo, entra no mercado dos centros de dados e anuncia a construção de um Colocation-Data-Center sustentável e energeticamente eficiente na Noruega.

Este projecto vai permitir aos investidores da Aquila Capital beneficiar da crescente procura por aplicações informáticas a nível mundial que requerem um elevado consumo de energia e as capacidades de servidores correspondentes: os centros de dados são cada vez mais importantes devido ao crescente volume de dados e são indispensáveis já que são a coluna vertebral para a transformação digital da economia e da sociedade.

Segundo a empresa refere que para a aplicação prática, a Aquila Capital baseia-se nos seus anos de experiência na planificação e desenvolvimento de imóveis logísticos sustentáveis de larga escala, assim como na sua experiência no mercado de geração de energia renovável e contratos de compra e venda de energia a longo prazo (Power Purchase Agreements – PPAs).

Desde 2012, a Aquila Capital desenvolve projectos imobiliários e logísticos sustentáveis, energeticamente eficientes na Europa com um volume de transacção total de aproximadamente 750 milhões de euros. O data center em fase de desenvolvimento na Noruega trabalhará exclusivamente com energias renováveis e será altamente eficiente a nível energético e de custos. "Enquanto o maior operador de centrais hidroeléctricas respeitadoras do meio ambiente na Noruega, a Aquila Capital pode oferecer aos clientes do data center contratos de compra e venda de energia a longo prazo e estáveis, que permitem uma segurança de planificação adicional de mais de dez anos, assim como fluxos financeiros estáveis durante muito tempo", explica a empresa.

Segundo Roman Rosslenbroich, CEO e cofundador da Aquila Capital, "o projecto integra-se perfeitamente na estratégia de investimentos sustentáveis da Aquila Capital: aumentar continuamente a procura mundial por novas tecnologias baseadas em aplicações informáticas consumidoras de eletricidade. Como resultado, emitem-se cada vez mais gases de efeito estufa prejudiciais ao clima. Com os centros de dados sustentáveis e acima de tudo energeticamente eficientes contribuímos substancialmente para a redução da emissão de CO2 a nível mundial. Ao mesmo tempo, o crescente mercado de centros de dados oferece aos investidores um ambiente atrativo para os investimentos com possibilidades de rendimento sustentáveis".

A Noruega oferece condições para o funcionamento de centros de dados, com custos energéticos baixos, cerca de 98% de fontes de energias renováveis e uma infraestrutura digital bem desenvolvida. Graças ao clima fresco, os centros de dados podem ter um sistema de climatização energeticamente eficiente e respeitador do meio ambiente. Adicionalmente, o governo norueguês apoia projectos de investimento neste campo, por exemplo, com benefícios fiscais.

A construção do data center na periferia de Oslo começa este ano

No final de 2021, será oferecido aos servidores dos clientes uma capacidade de potência informática de até dez megawatts com foco em aplicações de High Performance Computing (HPC), como por exemplo inteligência artificial, aprendizagem automática ou processos gráficos numa superfície de 20 mil metros quadrados. Graças a um sistema de refrigeração híbrido podem instalar-se, segundo as necessidades, refrigerações por água ou ar energeticamente eficientes, com as quais podem reduzir significativamente os custos operacionais, assim como emissões de CO2 do data center. Espera-se que o valor do PUE (Power Usage Effectiveness), com o qual se mede a eficiência energética do data center, esteja situado entre 1,07 y 1,2 (os centros de dados convencionais apresentam, regra geral, um valor de PUE de 1,9).

O investimento faz parte da estratégia a longo prazo da nova área de negócio de centros de dados da Aquila Capital, que vai operar no mercado com a marca AQ Compute. A AQ Compute centra-se na disponibilização de centros de dados sustentáveis, para permitir aos clientes externalizar o seu hardware de servidores para a capacidade computacional necessária.

"Para garantir que os nossos investimentos em centros de dados cumprem sempre os mais elevados padrões em matéria de sustentabilidade e eficiência energética, acompanhamos os nossos projetos in situ ao longo de toda a cadeia de criação de valor – desde o desenvolvimento até à finalização e mais além", diz Carl Von Hessen, gestor de investimento na Aquila Capital. "Os nossos clientes conseguem uma solução de fornecedor único e ao mesmo tempo beneficiam da nossa sólida rede de parceiros locais", frisa.

Para a realização do projecto, a Aquila Capital associou-se à empresa alemã de informática Cloud&Heat Technologies, que se especializa na construção de soluções para centros de dados com uma grande eficiência energética e económica.