CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

2018: Ano recorde para o investimento imobiliário na Europa

8 de abril de 2019

O volume de investimento em imobiliário comercial na Europa atingiu o valor recorde de 312 mil milhões de euros em 2018, este número representa um aumento de 0,3% em relação a 2017.

De acordo com os dados mais recentes da consultora CBRE, Portugal, Espanha, Polónia, Holanda e França registaram níveis recorde de investimento em 2018. O destaque vai para Espanha e Portugal que reportaram ambos aumentos de mais de 50% em comparação com ano anterior (57% e 54% respectivamente). Espanha teve um desempenho particularmente bom no segundo semestre de 2018, impulsionado por grandes transacções de portefólios, como é o caso da aquisição da SOCIMI Hispania e de uma participação maioritária na SOCIMI Testa, ambas pela Blackstone.

A CBRE avança que em Portugal, as transacções de alguns portefólios de escritórios, de centros comerciais de grande dimensão, entre os quais o Dolce Vita Tejo, assim como o portefólio imobiliário da seguradora Fidelidade, composto maioritariamente por imóveis de habitação, alavancaram o volume de investimento nestes sectores.

A Alemanha teve o segundo maior ano em termos de investimento, com o montante a atingir os 77 mil milhões de euros, um aumento de 5,9% em relação aos 73 mil milhões de euros registados em 2017.

O volume total de investimento no Reino Unido caiu 6,5% durante o ano, com os investidores a serem mais cautelosos devido às incertezas geopolíticas. No entanto, a actividade no centro de Londres aumentou 10% em comparação com 2017.

O relatório mostra ainda que os sectores que envolvem camas foram os mais populares entre os investidores em 2018. Os Hotéis e os Sectores Alternativos chegaram a volumes de investimento recorde de 22 mil milhões de euros e 21 mil milhões euros respectivamente, com o crescimento nos sectores alternativos a ser maioritariamente impulsionado pelo sector da Saúde. O Residencial atingiu também um volume recorde de investimento de 50 mil milhões de euros, 22,4% acima de 2017, o que permitiu consolidar a posição deste sector como a segunda maior classe de activos, superando pela primeira vez o Retalho.

No entanto, os Escritórios continuam a ser  a tipologia de activos com maior atractividade, com os volumes totais na Europa a chegar aos 127 mil milhões de euros, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Industrial e Logística mantiveram um bom desempenho ao longo de 2018. No entanto, tendo este setor passado por um período de consolidação em 2017, com um número significante de transacções de grandes plataformas, os volumes de investimento em 2018 caíram 23,5% para 33 mil milhões de euros. Se excluíssemos a transacção em 2017 da Logicor no valor de 12,25 mil milhões de euros, o valor dos negócios de industrial e de logística teria aumentado 6%.

"2018 provou ser um ano recorde para o investimento imobiliário, com a Europa Continental a mostrar particularmente fortes indicadores. Há sem dúvida uma escassez de produtos prime nas principais capitais europeias, o que arrastou as taxas de rentabilidade (“yields”) para mínimos históricos, mas os fluxos de capital para o sector imobiliário continuam fortes, uma vez que os imóveis continuam bastante atractivos quando comparados com outras alternativas de investimento", revela Jonathan Hull, Managing Director, Investment Properties, CBRE EMEA. O responsável adianta ainda que "o diferencial entre as yields dos escritórios prime e o rendimento das obrigações está actualmente perto de um máximo histórico, um indicador positivo para muitos investidores. O investimento em ativos que envolvem “camas” continua a evidenciar um elevado crescimento em toda a Europa, muito impulsionado pela procura dos investidores por portefólios diversificados e que veem estes sectores como estando menos expostos aos ciclos económicos".