CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

1,2 mil milhões de dólares para a reconstrução de Moçambique

3 de junho de 2019

A Conferência Internacional de Doadores decidiu conceder a Moçambique 1,2 mil milhões de dólares (1,075 mil milhões de euros) para ajudar a reconstrução de áreas e infraestrutura destruídas pelos ciclones Kenneth e Idai, segundo informaram as Nações Unidas. O montante é menos da metade do que o governo moçambiquno afirma ser necessário.

A Conferência Internacional de Doadores decorreu durante dois dias e nela participaram 700 participantes de organizações internacionais, doadores, do sector privado e da sociedade civil.

Recorde-se que Moçambique foi duplamente atingido, primeiro pelo ciclone Idai, que devastou a região central do país e, em particular, a cidade da Beira e a província de Sofala e, mais tarde, pelo ciclone Kenneth que arrazou a província de Cabo Delgado no extremo norte do país.

O ciclone Kenneth atingiu a província de Cabo Delgado e destruiu aldeias inteiras com ventos de 280 quilómetros por hora, matando cerca de 45 pessoas, enquanto Moçambique ainda estava recuperava do impacto do ciclone Idai, que atingiu a região central do país, seis semanas antes.

Segundo o governo de Maputo, Moçambique precisa de 3,2 mil milhões de dólares para a reconstrução pós-ciclone nas províncias de Sofala, Manica, Tete, Zambézia, Inhambane Nampula e Cabo Delgado.

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, apelou a uma “resposta generosa” da comunidade internacional e disse que “chegou a altura de traduzir em gestos concretos a solidariedade com um país que sofreu um dos piores desastres ambientais já experimentados em África”.