CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Impacto do Covid-19 no mercado imobiliário abre conferência da promoção imobiliária

3 de setembro de 2020

A reação da economia e do mercado imobiliário à paragem forçada pela pandemia Covid-19 será o tema de abertura da I Conferência da Promoção Imobiliária em Portugal (COPIP), que vai decorrer no próximo dia 8 de Setembro, na plataforma digital Accelevents.

Esta é a primeira edição de um evento de âmbito nacional com regularidade anual que pretende ser o palco para debater as questões que desafiam um sector.

Miguel Maya, CEO do Millennium bcp é o keynote speaker deste primeiro painel do dia, seguindo-se um debate com José Maria Brandão de Brito, Economista-Chefe daquela instituição bancária, Cyrille Mascarelle, Administrador delegado da Victoria Seguros, e Borja Oria, Partner – Investment Banking da Arcano Partners, uma gestora ibérica de activos e investimentos.

Outro tema de destaque será papel do regime Golden Visa na retoma da economia, nomeadamente enquanto ferramenta de captação de investimento internacional, num debate que inclui Paulo Núncio, Partner da Morais Leitão Advogados, e representantes de alguns dos mais relevantes promotores imobiliários com projectos residenciais em desenvolvimento.

Também o programa “Relançar”, que apresenta proposta concretas para reduzir os custos de contexto na promoção, um tema especialmente relevante nesta altura em que é necessário preparar a retoma económica, vai estar em foco, com a participação do professor Augusto Mateus para apresentar as principais conclusões de um estudo que se debruça sobre o impacto destes custos.

Neste primeiro encontro, marcam a agenda ainda três outros três temas estruturais para a promoção imobiliária na actualidade: a habitação acessível para a classe média portuguesa, o arrendamento e o contributo dos promotores na construção das cidades do futuro. Os vereadores com o Pelouro do Urbanismo das duas principais autarquias do país, nomeadamente Ricardo Veludo (Câmara de Lisboa) e Pedro Baganha (Câmara do Porto) vão intervir o painel deste último tema.

A intervir nos debates estarão também representantes de promotoras imobiliárias responsáveis por alguns dos maiores projectos em desenvolvimento ou planeados para o país, incluindo da Vanguard Properties, Habitat Invest, Nexity, Eastbanc, Avenue, Level Constellation, Quântico, Vic Properties, EMGI ou Besix Red.

A I Conferência da Promoção Imobiliária em Portugal conta com um vasto apoio do sector imobiliário, reunindo um leque de patrocinadores que inclui promotores, consultores, banca, materiais e equipamentos.

A APPII é a associação que representa os promotores e investidores imobiliários, nacionais e internacionais, com actividade em Portugal, com associados que no período pós-crise têm sido responsáveis anualmente, através da sua actividade de promoção e investimento, por 15% do PIB português.