CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Imobiliário português continua na 'mira' dos investidores chineses

18 de abril de 2017

Os Vistos Gold são uma das razões para a escolha dos investidores chineses por Portugal, sendo considerado um dos mais acessíveis países europeus para entrar na Europa.

De acordo com o Asia Property Report, a razão para a escolha de Portugal como um destino preferencial deve-se também ao facto de ser uma excelente escolha para passar a reforma, já que apresenta um dos menores custos de vida na Europa Ocidental. "O preço médio dos bens locais no país é de 12,2% e 19,4 % mais barato do que no Reino Unido e França, respectivamente, de acordo com o portal de propriedades chinesas Juwai.com, citado pelo Global Property Guide", lê-se no artigo.

Também a hospitalidade portuguesa é outra das razões apontadas: "Todos dão as boas-vindas em Portugal", afirma Caroline Roseblade, gerente do Ideal Homes Portugal. "Os habitantes locais não têm nenhum problema com outras nacionalidades".

Além dos chineses, a maior procura por casas portuguesas vem da Suécia, México, EUA e Reino Unido, revela Roseblade.

Apesar dos Vistos Gold continuarem a atrair os investidores chineses, existe neste momento a preocupação relativamente à demora na emissão. "Portugal precisa acompanhar a procura desses vistos e acelerar a sua emissão para os investidores. "É um problema que precisa ser resolvido", de acordo com David Machado, fundador da PTGoldenVisa.com. "O governo tem todas as boas intenções, mas não está a entregá-los na velocidade pretendida. Está a ficar muito lento", admite o responsável.

"No passado, cabia ao empresário convidar ou atrair os investidores", admitiu Liana Toumazou, representante do RICS para Portugal e Grécia. "Agora é feito ao nível do governo, porque eles percebem que esta é uma maneira de entrar dinheiro no país, o dinheiro que não temos".

Os chineses obtiveram o maior número de Vistos Gold até à data. Os investidores conseguiram 3.050 vistos, em comparação com 247 vistos para brasileiros, 148 para russos, 137 para sul-africanos e 72 para libaneses.