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HomeLovers: A casa é onde o teu coração está

17 de fevereiro de 2015

Magda e Miguel Tilli decidiram abraçar um projecto novo depois de uma breve e negativa experiência à frente do franchising de uma agência imobiliária tradicional. Em Novembro de 2011 lançaram um conceito totalmente novo no mercado nacional, o arrendamento personalizado e baseado numa escolha emocional onde a divulgação era realizada apenas numa rede social, o Facebook. Assim nasceu a HomeLovers.

“Depois do fracasso, como tínhamos perdido dinheiro mas não a nossa paixão por casas, decidimos não cruzar os braços e criamos um novo projecto assente num modelo de negócio absolutamente inovador e inédito em Portugal, na Europa e arriscaria dizer no resto do Mundo, uma vez que depois de muita pesquisa não encontrámos nada semelhante”, lembra Magda Tilli. Foi assim, surgiu a ideia de fazerem a divulgação das casas através da maior rede social do mundo, o Facebook, adoptando uma postura muito mais próxima, informal e descontraída com o cliente.

Uma Boutique de casas

Magda e Miguel lembram que numa época em que o mercado imobiliário estava em profunda transformação, face à crise e consequente dificuldade na obtenção de crédito, escolheram dedicarem-se em exclusivo ao arrendamento, que não estava a ser verdadeiramente explorado por nenhuma imobiliária, muito embora, sobretudo em Lisboa, começasse a ter bastante procura.

“Hoje em dia, são muitos aqueles que viram a nossa ideia como algo absolutamente inédito e com imenso potencial, de tal modo que já são algumas as empresas que acabaram por, de certo modo, copiar o nosso modelo de negócio, desde o estilo de comunicação, a imagem, aos slogans, a proximidade com o cliente e até a escolha das redes sociais, nomeadamente o Facebook, como plataforma para a divulgação do seu trabalho”, referem os empreendedores.

HomeLovers é uma empresa que, no fundo, se esforça por acrescentar valor à ideia generalizada da agência imobiliária tradicional, disponibilizando, exclusivamente através do facebook, instagram e pinterest, casas para arrendar com a curadoria e o charme característico da cidade de Lisboa e agora Cascais “escolhidas a dedo, como se de uma Boutique de casas se tratasse”, explica Magda.

Um conceito assente num modelo de marketing relacional

O conceito da empresa assenta num modelo de marketing relacional com enfoco na parte emocional e sensorial, e que na opinião dos empreendedores, está, desde o início, focado no cliente e nas suas principais necessidades e dificuldades. “É com base no feedback dos nossos clientes que vamos tomando decisões e escolhendo o nosso caminho, como aconteceu, por exemplo, quando nos pediram para começar a vender casas e o decidimos fazer em Dezembro de 2012, ou quando nos pediram para irmos para a Linha de Cascais e o fizemos há um mês. Talvez por isso, cada dia que passa criamos uma relação mais próxima com os nossos clientes que acabam por genuinamente entregar as suas emoções na escolha da sua casa de sonho e por partilhá-las, das mais diversas formas, connosco, com a sua família, amigos e conhecidos”, salientam.

Um negócio de sucesso ultrapassando o milhão de visualizações e interacções semanais

Para Magda e Miguel a adesão tem sido óptima, superando bastante as expectativas na resposta à forma genuína e diferente de divulgação e promoção das casas. “Neste momento, somos a empresa no ramo imobiliário com maior número de visualizações e partilhas nas redes sociais - ultrapassando o milhão de visualizações e interacções semanais - e, por enquanto, só estamos em Lisboa e na linha de Cascais”, explicam.

Magda e Miguel revelam que diariamente são surpreendidos tanto por proprietários que apenas querem trabalhar com a HomeLovers, assim como por arrendatários e compradores que apenas querem ver as casas. Os responsáveis revelam que chegam inclusive a ter lista de espera para determinado tipo de casas, que assim que dão entrada no backoffice nem sequer chegam a estar disponíveis na página de facebook e restantes redes sociais.

Clientes de todas as idades

“De qualquer modo, desengane-se quem pensa que os nossos clientes são apenas jovens que adoram social media. Muito pelo contrário, temos clientes de todas as idades e, muitos deles, nem sequer têm presença online. A Homelovers funciona bastante bem através do passa palavra, entre amigos, familiares ou conhecidos”, referem.

Destacam que no fundo quem os procura espera encontrar a casa dos seus sonhos ou espera, na vertente do proprietário, que o ajudem a encontrar arrendatários que cuidem e valorizem as suas casas.

“O nosso cliente é acompanhado durante todas as fases do processo de arrendamento ou de compra, e, não por raras vezes, por se criar uma tal relação de confiança e segurança, acaba por querer e solicitar os nossos serviços até depois, para uma breve reparação, pintura, remodelação, projecto de decoração, homestaging ou até ajuda para encontrar uma casa de férias para amigos que os venham visitar”, explicam.

Magda e Miguel Tilli esperam no futuro continuar a fazer diferença numa das decisões mais importantes e marcantes na vida de todos nós, a escolha da sua casa de sonho. É por isso que o lema, que desde o primeiro dia acompanha estes empreendedores é: Home Is Where Your Heart Is – A casa é onde o teu coração está.