CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
ImoEmpreendedor

 

 

 

 

 

Casas modulares Low Cost estão na moda

17 de fevereiro de 2015

Nos dias que correm e quando o mercado imobiliário atravessa momentos muito difíceis, vão surgindo projectos que se destacam pela inovação e que se aproximam mais do consumidor, sobretudo quando apresentam preços verdadeiramente Low Cost. Para quem tem ainda o desejo de construir a sua própria habitação, a casa dos seus sonhos, surgem soluções que podem ser acessíveis a algumas bolsas.

Valores que podem ir dos 11.500 euros até aos 40 mil euros. São casas construídas por módulos, apresentam uma arquitectura moderna, são flexíveis e podem ser adaptadas às necessidades de cada família e têm um tempo de construção muito rápido. E se colocar dúvidas sobre a sua durabilidade ou se são seguras, os especialistas asseguram que garantem as mesmas medidas de segurança tais como as construídas de forma tradicional.

11.500 ou 16.000 euros por um Bungalow Verde

Para primeira ou segunda habitação a SIT Modular Solutions tem produtos para construir a casa dos seus sonhos. Com vários módulos pode criar a casa à medida de cada família, a SIT dispõe de uma oferta alargada de edifícios modulares para várias finalidades onde se podem acoplar um número ilimitado de módulos.

No Verão em que o mercado de segunda habitação é mais apetecido a SIT Modular Solutionslançou o Bungalow Green. Depois de um desafio ao atelier GvMAA para desenvolver um espaçopremium que se enquadrasse em harmonia com zonas verdes, surgiu o Bungalow Green com duas versões base, com capacidade máxima para quatro pessoas e com um preços de 11.500 euros e de 16.000 euros. Trata-se de um produto de arquitectura contemporânea e indicado para projectos de turismo rural.

Para Pedro Alves, responsável comercial da SIT, os Bungalows Green são totalmente construídos em fábrica, através de módulos independentes, transportáveis e que oferecem as melhores garantias de isolamento, durabilidade e funcionalidade. "Todos os projectos foram desenvolvidos por arquitectos que associaram o betão à arquitectura contemporânea e à pureza das formas. ASIT pretende com este projecto apresentar ao mercado produtos intemporais por via da sua simplicidade e facilidade de integração no meio envolvente", explica o responsável.

Uma casa que cresce à medida das necessidades

Com a SIT Modular Solutions torna-se possível, por exemplo, uma família contruir uma casa mais pequena na fase inicial da vida e ir acrescentando módulos ao longo do tempo de forma a minimizar o investimento nesta fase. "Por outro lado, se a família tiver necessidade de deslocalizar a sua casa por motivos de troca de emprego, por exemplo, também é possível sem grandes custos", salienta.

Além da SIT Modular Solutions existem outras empresas que apresentam soluções semelhantes. É o caso da MIMA Housing que venceu o prémio Archdaily Edifício do Ano 2011. Por 40 mil euros, pode também com a MIMA ter a casa que sempre sonhou e de acordo com as suas necessidades. Flexível, ela pode alterar-se e adaptar-se aos seus desejos, nas cores de paredes, composição de fachadas e layout do espaço interno da casa sem intervenção de técnicos especializados.

MIMA Housing desenvolvida pelos arquitectos Mário Rebelo de Sousa e Marta Brandão surgiu de um exercício de resposta àquela que seria a casa ideal para a sociedade actual e de acesso fácil a todos. "Questinamo-nos sobre o motivo pelo qual o processo de construção de uma casa continua a ser tão difícil, dispendioso e penoso e sobre o motivo pelo qual a arquitectura não siga os passos da standardização, como aconteceu com a indústria de vestuário, calçado, automóvel, aviação. Hoje, não faz sentido mandar produzir nenhum dos anteriores 'à medida'. Acreditamos que no futuro este conceito se venha a aplicar também à arquitectura", explicam os arquitectos.

Levar a casa no camião de mudanças

Não somos o caracol para andar com a nossa casa às costas porque estamos presos à casa que habitamos. Mas nunca é tarde para pensar numa casa que pode transportar para onde quiser. Já imaginou ter a hipótese de levar a sua no camião das mudanças? A Uchi é uma casa que permite isso.

É um módulo eco-sustentável, tem apenas 21 m2 custa 9.990 euros e pode acompanhá-lo para onde quiser. Eurico Silva co-founder e arquitecto da Uchi explica as vantagens desta casa. “A Uchiestá pensada, projectada e produzida para se adaptar a qualquer terreno e é possível a alteração de localização sempre que o cliente desejar. Não utiliza fundações, é um Módulo Habitacional que é assente em sapatas portáteis que apenas servem para a sua estabilidade, sendo possível alterar a sua localização”, revela.

Eurico Silva adianta ainda que não será necessária uma licença de habitação para a Uchi, embora sendo a burocracia variável de localidade para localidade, quem adquirir o módulo terá de se dirigir à câmara municipal do terreno onde pretende receber a Uchi e esclarecer a parte burocrática.

Apesar de ser apenas um módulo com 21 m2, também a Uchi poderá satisfazer uma família em crescimento sendo possível depois a aplicação de mais módulos.

As casas de cortiça

Mas as soluções ainda não se ficam por aqui. São muitas as opções que vão surgindo no mercado e cada vez mais inovadoras. A Goodmood, Arquitectura e Design que tem um conjunto de modelos de casas modulares lançou a Cork Houses, uma casa onde a cortiça é o material privilegiado.

Vasco Lorena, gestor da Goodmood, refere que a empresa privilegia os materiais naturais, ecológicos e produzidos em Portugal. “É o caso das cork houses que em fase de lançamento, representam um conceito inovador, exclusivo, e com enormes vantagens térmicas, acústicas e de segurança e manutenção relativamente aos métodos construtivos tradicionais. A necessidade de fundações depende dos projectos, e optamos pelas estacas em madeira sempre que as condições o permitem”, adianta.

O responsável salienta ainda que a eficácia da cortiça está comprovada a nível térmico e acústico, sendo um produto 100% natural, de fabrico nacional, esteticamente agradável, e sem custos de manutenção.

Mas além da cortiça a Goodmood tem apostado nas casas modulares e os seus bungalows mag, wood e cork são equipamentos pré definidos de fabrico em série, podendo no entanto ser adaptados e alterados em função de necessidades específicas. “Desenvolvemos também projectos de raiz, em função de objectivos determinados pelos nossos clientes”, esclarece Vasco Lorena.

Landcork um projecto que conta já com o apoio da Corticeira Amorim

O Landcork é um dos projectos queridos do atelier ForStudio Architects, um atelier de arquitectura fundado por Fábio Neves, Ivone Gonçalves, Luís Ricardo e Ricardo Paulino que acreditam em projectos novos, na inovação e na sustentabilidade. “O Landcork começa por ser uma proposta para um concurso para estruturas de apoio ao surf na costa alentejana. Este trabalho levou-nos a perceber a importância da arquitectura nos espaços protegidos e consequentemente do mercado do ecoturismo em Portugal e das suas possibilidades de crescimento. Constatamos que não havia soluções que respondessem de forma eficaz às particularidades destes lugares, que era uma área carente de bons projectos de arquitectura”, explicam os jovens arquitectos.

“Neste momento contamos com o apoio técnico da Corticeira Amorim e com uma parceria com oCRIA -Centro Regional para a Inovação do Algarve da Universidade do Algarve para o desenvolvimento das Energias renováveis. Durante o próximo Verão esperamos construir o primeiro módulo de 36 m2 que irá servir de referência para uma proposta com vários módulos para habitação de turismo de natureza que estamos a desenvolver para o interior Algarvio. O território nacional é para nós uma prioridade uma vez que o Ecoturismo cresce cerca de 10% ano, no entanto a internacionalização será sempre um objectivo. Aquilo que para nós é fundamental neste projecto é desenvolver um produto de excelência que se torne uma referência no mercado do ecoturismo”, explicam os jovens arquitectos.

Estes são alguns dos exemplos de casas modulares e a preços muito acessíveis mas não se esgotam por aqui. Existem outros produtos que vão surgindo um pouco por todo o país com soluções semelhantes. Não há dúvida que as casas modulares estão na moda.